Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

"Análise estatística de abusos no DNS em gTLDs" - Relatório disponível para comentário público

9 août 2017

LOS ANGELES – 9 de agosto de 2017 – Hoje, a ICANN anunciou a publicação do relatório, "Análise estatística de abusos no DNS em gTLDs" [PDF, 2.23 MB]. A pesquisa foi solicitada pela Equipe de revisão da concorrência, confiança do consumidor e escolha do consumidor (CCTRT). Para definir os parâmetros da pesquisa, a equipe CCTRT mediu as taxas das formas mais comuns de abusos no sistema de nomes de domínio, por exemplo, a distribuição de spam, phishing e malware. A pesquisa visa comparar as taxas destas atividades entre gTLDs novos e tradicionais (legacy), bem como utilizar análises estatísticas inferenciais para medir os efeitos do DNSSEC, do estacionamento de domínios e das restrições de registros nas taxas de abusos que utilizam dados históricos correspondentes aos três primeiros anos completos do programa de novos gTLDs (2014 - 2016).

Comentário sobre o relatório.

A ICANN encomendou a pesquisa de parte da equipe CCTRT para ser utilizada como base para o trabalho da equipe de revisão. A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do SIDN e da Universidade de Tecnologia de Delft.

O relatório está disponível para comentário público até 19 de setembro de 2017. A equipe CCTRT analisará os comentários públicos sobre os resultados da pesquisa e os adicionará a seu relatório final, conforme o caso.

Achados principais:

  • A quantidade de domínios "comprometidos" (isto é, "haqueados") parece ser mais alta nos gTLDs legacy.
  • A quantidade de domínios "registrados maliciosamente" (isto é, domínios registrados com fins daninhos) parece ser mais alta nos gTLDs novos.
  • As restrições aos registros parecem influenciar as taxas de abuso reduzidas.
  • A contabilidade de abusos (isto é, o número absoluto de domínios sujeitos a abuso) mostra níveis de abuso relativamente constantes e superiores em gTLDs legacy e uma tendência de aumento de abusos em gTLDs novos.
  • Com algumas exceções e picos, as taxas de domínios com phishinge malware em gTLDs novos, que estão baseadas em uma relação de "domínios abusados por cada 10.000", tendem a ser mais baixas que nos gTLDs legacy. As tendências de phishing e malware em gTLDs novos e legacy parecem estar convergindo até atingir níveis similares, no final de 2016
  • Os domínios relacionados a serviços de privacidade e proxy não parecem estar relacionados com níveis de abuso anormalmente elevados.