Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Mudanças na versão preliminar do Guia para Candidatos a novos gTLDs

9 janvier 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

O primeiro fórum para comentários sobre a versão preliminar do Guia do Candidato a novos gTLDs se encerrou. Esse período iniciou-se em 24 de outubro de 2008, e terminou após 76 dias, em 7 de janeiro, com publicação posterior do Guia em árabe, chinês, francês, russo e espanhol. A ICANN continuou recebendo e aceitando comentários em inglês até o prazo final de 7 de janeiro, levando em conta os feriados de final de ano.

O fórum recebeu mais de 300 comentários de participantes de 24 países diferentes. Entre os muitos participantes, tivemos indivíduos e organizações representando interesses em propriedade intelectual, proprietários de marcas e empresas, organizações de apoio da ICANN, integrantes do setor de nomes de domínio e governos.

“Esse nível de interesse e retorno sobre a versão preliminar do Guia mostra que o processo para comentários está dando certo. Todos os comentários e dúvidas serão examinados e respondidos”, disse Paul Levins, Diretor-Executivo e Vice-Presidente para Assuntos Corporativos.

A seguir, algumas das principais preocupações levantadas pela comunidade e que são evidentes:

  • Problemas de proteção de marcas e o impacto sobre proprietários de marcas
  • Considerações financeiras, incluindo taxas de avaliação, taxas de registro e procedimentos de restituição
  • Vários problemas referentes ao contrato de registro proposto, sobretudo controles de preço, separação entre registros/registradores, a administração de futuras mudanças contratuais, tratamento eqüitativo e outros
  • Comentários e dúvidas gerais sobre a expansão do primeiro nível e seu impacto sobre o mercado global, setores específicos e a estabilidade do sistema de nomes de domínio.

“Não há dúvida de que precisamos tratar essas e outras preocupações legítimas antes de abrir o processo de requerimento”, disse o Sr. Levins.

Os respondentes tinham a opção de comentar o Guia como um todo ou um de seus seis módulos. Pouco mais da metade (55%) decidiu comentar o Guia como um todo; o restante comentou módulos ou tópicos específicos. O quinto módulo, referente ao contrato básico entre novos registros e a ICANN, recebeu o maior número de comentários (cerca de 30%).

No momento as respostas estão sendo resumidas e avaliadas. No início de fevereiro publicaremos uma análise abrangente dos comentários.

“Faremos conferências em diversos locais do mundo para explicar melhor o Guia, as mudanças previstas e aprofundar o diálogo. Juntamente com o retorno obtido nesses e outros eventos de divulgação, o resumo e a análise fornecerão os subsídios à equipe da ICANN durante a próxima fase do desenvolvimento do programa, que é corrigir a atual versão do Guia”, acrescentou Levins.

“Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer a todos os que contribuíram com suas respostas ao primeiro fórum público. A ICANN espera manter um diálogo produtivo sobre esse tema, que deve resultar em mudanças no processo de requerimento”, disse Levins.

Novos gTLDs e a Internet
Abertura. Mudança.
Inovação.

Após vários anos de discussão e reflexão, os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) estão sendo ampliados. Eles oferecerão mais inovação, variedade de escolha e mudança para uma Internet global, que no momento é atendida por apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível.

A ICANN elaborou uma versão preliminar de um Guia do Candidato e deu oportunidade para que o público a comentasse. A versão preliminar do Guia descreve processos para contestar requerimentos de gTLDs. Suas propostas passaram por um detalhado exame técnico para garantir a segurança e a estabilidade da Internet. Haverá uma taxa de avaliação, destinada apenas a cobrir os custos (despesas até o momento, processamento dos requerimentos e outros custos) e que será revista após a primeira rodada de requerimentos. A ICANN é uma corporação sem fins lucrativos, dedicada a coordenar o sistema de endereços da Internet. Se a receita obtida com as taxas exceder as despesas, a comunidade será consultada para decidir como esse excedente será usado.

Promover a concorrência e a variedade de escolha é um dos princípios que fundamentam a ICANN. Num mundo com 1,5 bilhão de internautas (número que aumenta a cada dia), a diversidade, variedade de opções e a inovação são essenciais. A Internet permitiu um enorme aumento na escolha, inovação e competição de idéias, e a expansão com novos gTLDs é uma oportunidade para mais.

Contatos com a imprensa:

Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel.: +44 7921 588 770
E-mail:


andrew.robertson@edelman.com