Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Transferência maciça de Nomes de Domínio desde Cheapies.com Inc. a Tucows Domains Inc.

7 novembre 2013

A ICANN autorizou a transferência maciça de nomes de domínio de gTLD desde Cheapies.com Inc. até Tucows Domains Inc. devido a ações vinculadas à conformidade adotadas pela ICANN que levaram à retirada do credenciamento da Cheapies.com Inc.

Os registros de gTLD afetados têm processado as transferências maciças. Os registratários ex-clientes da Cheapies.com Inc. deveriam receber avisos da Tucows notificando a transferência. As perguntas dos clientes acerca da transferência devem ser endereçadas à Tucows (para detalhes de contato, veja http://www.internic.net/registrars/registrar-69.html ou diretamente visitando o site http://www.tucows.com/). A seguir, mais informações acerca dessas transferências maciças.

Perguntas mais frequentes

P. Por que essas transferências foram autorizadas pela ICANN?

R. O Acordo de Credenciamento de Registradores (RAA) com Cheapies.com Inc ficou rescindido por descumprimento desse acordo RAA por parte do registrador. O acordo RAA com Cheapies.com Inc. findou no dia 26 de outubro de 2013 e o aviso de rescisão foi postado aqui: A ICANN envia Aviso de Rescisão [PDF, 151 KB].

Em decorrência disso, Cheapies.com Inc. não tem mais autorização para registrar ou gerir registros de gTLD. A ICANN autorizou transferências maciças de acordo à Política de Transferências entre Registradores para garantir que os clientes-registratários deste registrador não fossem prejudicados pela interrupção da capacidade de seu registrador para gerir os registros.

P. Como foi selecionado o registrador vencedor?

R. A ICANN seguiu seu Procedimento para Transição de Registradores Descredenciados (veja http://www.icann.org/en/resources/registrars/drt/dartp-11jul13-en.pdf [PDF, 129 KB]) para identificar um registrador vencedor para os nomes de gTLD geridos previamente pelo registrador cujo credenciamento foi retirado. Através deste processo, a Tucows foi identificada.

P. A Tucows vai tentar entrar em contato com os registratários afetados? O que deveriam fazer agora os clientes deste registrador descredenciado?

R. Os ex clientes deste registrador deveriam receber uma notificação da transferência e instruções para a gestão contínua de seus nomes pela Tucows. Os clientes afetados que não receberem avisos da Tucows deveriam contatar a Tucows usando as informações de contato fornecidas em http://www.internic.net/registrars/registrar-69.html.

P. Os registratários devem pagar uma cota pela transferência maciça?

R. Não. Os registratários não devem arcar com a transferência maciça. Diferente do que acontece com uma transferência normal entre registradores, os termos do registro não serão estendidos por um ano. Assim, para poder manter seu registro é importante contatar a Tucows se seu registro estiver próximo a vencer.

P. Que acontece se os registratários afetados desejam selecionar um registrador diferente?

R. Os registratários vão poder continuar transferindo seus registros a outros registradores sob a Política de Transferência entre Registradores (veja http://www.icann.org/en/transfers/). Observe que a Tucows, a seu próprio critério, poderá rejeitar transferências durante os primeiros 60 dias depois da transferência maciça. Este período de 60 dias está permitido sob a Política de Transferências entre Registradores com o objetivo de proteger os registratários. O registratário poderia precisar renovar nomes que vencerão durante os primeiros 60 dias depois da transferência para a Tucows usando os detalhes fornecidos acima.

P. Como os clientes da Cheapies poderão saber se uma mensagem supostamente da Tucows é legítima?

R. A mensagem da Tucows deveria encaminhá-lo até seu site ou encaminhá-lo a outras informações de contato fornecidas acima. Para assessoramento geral sobre como evitar mensagens de phishing pelo correio eletrônico, você também poderá consultar os materiais preparados pelo Grupo de Trabalho Anti-Phishing (veja http://www.antiphishing.org/resources/overview/avoid-phishing-scams).