Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Novos gTLDs – Relatórios preliminares sobre competição e preços

4 mars 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

4 de março de 2009 – Cidade do México, México – Alguns elementos importantes para a ICANN ao analisar a introdução de novos gTLDs são as vantagens que estes representam para o consumidor e seus preços.

A ICANN encomendou um relatório de uma terceira parte independente, e contratou Dennis Carlton, professor de economia da Universidade de Chicago e que de 2006 a 2008 foi o economista a ocupar a mais alta posição na divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos EUA. O professor Carlton foi também diretor-administrativo da Compass Lexecon, uma famosa firma de consultoria na área econômica, especializada em concorrência.

O professor Carlton preparou dois relatórios preliminares sobre a introdução dos novos gTLDs. Em um relatório, “Relatório preliminar de Dennis Carlton sobre o impacto de novos gTLDs sobre o bem-estar dos consumidores” [PDF, 160K], ele afirma:

“Concluo que a estrutura proposta pela ICANN para introduzir novos DPNs provavelmente contribuirá para o bem-estar dos consumidores por facilitar a participação e criar nova competição para os principais gTLDs, como .com, .net e .org. Como outras medidas que removem restrições artificiais à entrada no mercado, o efeito mais provável da proposta da ICANN é aumentar o rendimento, baixar os preços e aumentar a inovação. Essa conclusão baseia-se nos princípios fundamentais que a concorrência promove o bem-estar do consumidor e restrições à participação impedem a concorrência.”

O outro relatório, “ Análise preliminar de Dennis Carlton sobre tetos de preços para novos registros de gTLDs” [PDF, 60K], trata dos problemas de preços associados a novos DPNs. Ele conclui como segue:

“Concluo que tetos para preços cobrados por operadores de novos registros de gTLDs são desnecessários para garantir as vantagens competitivas do processo sugerido para introduzir novos gTLDs. Concluo também que impor tetos de preços aos registros de novos gTLDs poderia inibir o desenvolvimento e a aceitação de novos gTLDs no mercado, por limitar a flexibilidade dos preços dos novos fornecedores de serviços de registro, sem gerar benefícios significativos para os registrantes de novos gTLDs.”

A ICANN convida a comunidade a ler os dois relatórios. Iniciamos um fórum público sobre esses relatórios preliminares preparados pelo professor Carlton, que se estenderá por 45 dias, até 17 de abril de 2009. Os relatórios preliminares completos e o fórum para comentários encontram-se em: http://www.icann.org/en/public-comment/public-comment-200904.html#compri

Novos gTLDs e a Internet

Abertura. Mudança. Inovação

Após anos de discussão e reflexão, estamos expandindo os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs). Os novos domínios oferecerão mais inovações, variedade de escolha e mudanças numa Internet global atualmente atendida por apenas 21 nomes de domínio genéricos no primeiro nível. Como organização sem fins lucrativos dedicada a coordenar o sistema de endereçamento na Internet, a ICANN não está fazendo isso para aumentar sua receita. Há um plano de implementação sendo elaborado com oportunidades para que o público o comente. Haverá também processos para objeções. Do mesmo modo, conduzimos um detalhado escrutínio técnico para garantir a estabilidade e segurança da Internet. Cobraremos uma taxa de avaliação, destinada apenas a cobrir alguns custos (despesas até o momento, processamento dos requerimentos e custos legais previstos).

Promover a concorrência e a variedade de escolha é um dos princípios que fundamentam a ICANN. Num mundo com 1, 5 bilhão de internautas (número que cresce a cada dia), a diversidade, variedade de escolha e inovação são essenciais. A Internet possibilitou um enorme aumento na variedade de escolha, inovação e competição de idéias, e a expandir os novos gTLDs significa abrir oportunidades para mais.

Contatos com a imprensa:

Brad White
Diretor de Imprensa
Assuntos Corporativos
ICANN
Tel.: +1.202.429.2710
E-mail: brad.white@icann.org




Internacional: Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel.: +44 7921 588 770
E-mail: andrew.robertson@edelman.com


links e recursos associados: