ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Westlake Governance indicada para realizar revisão independente da GNSO

23 June 2014

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números ("ICANN") indicou a Westlake Governance Limited ("Westlake Governance") para realizar uma revisão independente da Organização de Apoio a Nomes Genéricos ("GNSO"). Essa revisão faz parte do compromisso da ICANN com a melhoria contínua, a responsabilidade e a transparência.

A GNSO cumpre uma função importante. Ela é responsável por desenvolver e recomendar políticas sólidas à Diretoria da ICANN relacionadas a domínios de primeiro nível.

A finalidade da revisão é avaliar a eficiência organizacional da GNSO, reconhecer áreas que estejam funcionando bem, identificar áreas que precisem melhorar e propor as alterações necessárias. Esta revisão, como outras revisões de estruturas da ICANN, é determinada pelo Estatuto da ICANN.

A revisão da GNSO utiliza uma nova abordagem aprimorada. A GNSO será protagonista desse processo inclusivo: alinhado à abordagem ascendente e com várias partes interessadas da ICANN, o processo de revisão incluirá uma "autoanálise" feita pela comunidade da GNSO e sua participação direta. Uma pesquisa on-line obterá feedback de outras estruturas, membros da comunidade, Diretoria e equipe da ICANN. A Westlake coletará dados quantitativos e qualitativos por meio de vários métodos de trabalho, a fim de desenvolver uma base suficiente para formular conclusões e recomendações. A revisão começará imediatamente e espera-se que seja concluída em janeiro de 2015.

A seleção de um examinador independente é feita de acordo com o processo definido na Sistematização de Processos de Análises Organizacionais do SIC [PDF, 671 KB] e envolve profissionais de revisão organizacional e o Comitê de Melhorias Estruturais da Diretoria ("SIC"). Sete propostas foram avaliadas detalhadamente. Os resultados e classificações da avaliação foram apresentados para consideração e tomada de medidas pelo Comitê de Melhorias Estruturais da Diretoria da ICANN. Os critérios de seleção foram: Conhecimento e expertise (inclusive conhecimentos sobre a ICANN), qualificação da equipe profissional indicada (inclusive capacidade de agir com independência, sem conflitos de interesse), metodologia proposta, capacidade de entregar relatórios e recomendações úteis e de alta qualidade, e custos.

A Westlake Governance é uma empresa de consultoria com sede na Nova Zelândia e foco global. Ela atende a clientes de vários setores comerciais, sem fins lucrativos e governamentais. A empresa realizou revisões do Comitê Consultivo At-Large ("ALAC") e do Comitê Consultivo do Sistema de Servidores Raiz ("RSSAC") da ICANN.

Informações adicionais: