ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Prazo adiado: Solicitação de proposta para a análise organizacional do RSSAC.

11 July 2017

O prazo foi adiado para a Solicitação de proposta para a análise independente do Comitê Consultivo do Sistema de Servidores Raiz (RSSAC). A nova data de vencimento do prazo é 24 de julho de 2017, às 12:00h PDT.

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) está buscando um fornecedor para fazer uma avaliação independente do Comitê Consultivo do Sistema de Servidores-Raiz (RSSAC). Ele/ela deverá ter conhecimentos técnicos sobre operações de nomes de domínio ou de servidores da Internet, ou deverá ter experiência de trabalho com o Comitê Consultivo do Sistema de Servidores-Raiz (RSSAC) ou com operadores de servidores-raiz. Além disso, o provedor deverá entender o funcionamento do ecossistema de servidores-raiz e/ou ter conhecimentos sobre protocolos do DNS.

O objetivo desta Solicitação de Proposta (RFP, pela sigla em inglês) é identificar uma examinadora independente que faça uma avaliação abrangente do RSSAC. Isto inclui, mas não se limita a:

  • O objetivo contínuo do RSSAC dentro da estrutura da ICANN;
  • Em que medida o RSSAC atende seu objetivo;
  • Se é necessário fazer alguma alteração na estrutura ou nas operações, e
  • Em que medida o RSSAC, como um todo, presta contas à comunidade geral da ICANN.

A análise está programada para começar em setembro de 2017 e para finalizar em junho de 2018. Para ter uma visão geral e ver o cronograma da FRP, veja aqui [PDF 642 KB].

As manifestações de interesse deverão ser enviadas por e-mail a RSSACReview-RFP@icann.org. As propostas deverão ser encaminhadas por meios eletrônicos até às 12:00 PDT de 24 de julho de 2017 usando a ferramenta de sourcing da ICANN, cujo acesso pode ser solicitado através do mesmo endereço de e-mail mencionado acima.

Histórico

Segundo os Estatutos da ICANN, a função do Comitê Consultivo do Sistema de Servidores-Raiz ("Root Server System Advisory Committee" ou "RSSAC") é fazer recomendações à comunidade e à Diretoria da ICANN sobre assuntos relacionados com o funcionamento, a administração, a segurança e a integridade do Sistema de Servidores-Raiz da Internet. Ele tem as seguintes responsabilidades:

  1. Comunicar sobre assuntos relacionados com o funcionamento dos Servidores-Raiz e suas múltiplas instâncias com a comunidade técnica da Internet e a comunidade da ICANN. O RSSAC deverá reunir e expressar requerimentos para oferecer aos participantes da revisão técnica dos protocolos as melhores práticas relacionadas ao funcionamento dos servidores do DNS.
  2. Comunicar sobre assuntos relacionados com a administração da Zona-Raiz àqueles diretamente responsáveis por essa administração. Esses assuntos incluem os processos e procedimentos para a produção do Arquivo da Zona-Raiz.
  3. Participar das avaliações de ameaças e das análises de risco permanentes do Sistema de Servidores-Raiz e recomendar quaisquer atividades de auditoria necessárias para avaliar o status atual dos servidores-raiz e da zona-raiz.
  4. Responder às solicitações de informações ou de opiniões de parte da Diretoria.
  5. Notificar periodicamente suas atividades à Diretoria.
  6. Fazer recomendações sobre políticas à comunidade e à Diretoria da ICANN.