ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Convocatória de voluntários: Formação da equipe de trabalho de revisão NomCom2

13 September 2016

O Comitê de Nomeação 2016 convida voluntários para fazer parte da Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2. Os candidatos devem encaminhar suas solicitações a nomcom2016@icann.org até 26 de setembro, às 23:59, UTC.

Resumo

Os membros da Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2 farão parte do grupo de Revisão NomCom2 2017. O Comitê de Eficácia Organizacional da Diretoria considera que este trabalho é de extrema importância. A Equipe de Trabalho deve garantir que toda recomendação para obter melhoria seja útil e implementável e deve levar em conta as mudanças e o aumento na participação de setores interessados e as lições obtidas das revisões anteriores, notadamente, do relatório da Revisão NomCom 2007 e do GT da Diretoria 2014.

Quadro de membros e competências desejadas

As atividades da Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2 serão conduzidas de maneira aberta e completamente transparente.

  • O quadro de membros da Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2 deveria incluir membros que representem a diversidade do Comitê de Nomeação - incluindo membros da comunidade ICANN, membros e presidentes do NomCom, atuais e passados.
  • A composição da Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2 será de não mais de dez membros e um presidente. O presidente do atual NomCom 2016 vai presidir de forma interina a Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2 até ela ficar completamente formada.
  • Seria de utilidade ter conhecimentos da estrutura e das operações do Comitê de Nomeação, além de ter experiência em avaliação de desempenho e processos com base em uma série de critérios objetivos.
  • Os atuais membros do NomCom são encorajados a envolver-se de diferentes maneiras: participando e/ou fornecendo feedback à Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2.
  • Os membros e participantes da Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2 deverão estar à disposição desde fevereiro de 2017 até janeiro de 2018 para, no mínimo, participar de uma chamada semanal de 90 minutos aproximadamente e ter um tempo adicional para quaisquer tarefas alocadas durante a chamada.
  • Os membros deverão participar ativamente e dedicar suficiente tempo ao processo. A carga de trabalho média deveria ser de entre uma e quatro horas por semana.
  • Os membros não receberão ajuda pecuniária para viagens para reuniões presenciais. Se uma reunião da Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2 for programada durante uma reunião da ICANN, haverá participação remota disponível.

Convocatória de voluntários para apresentar solicitações

Esta chamada está procurando indivíduos interessados em ser membros voluntários da Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2. Se estiver interessado/a, envie um e-mail a nomcom2016@icann.org e inclua as informações seguintes:

  • Nome completo
  • Endereço de e-mail de contato
  • Gênero
  • País de cidadania
  • Experiência como membro ou presidente do NomCom
  • Declaração de Interesse
  • Organização de Apoio ou Comitê Consultivo ao qual pertence (se houver algum)

Escopo de trabalho da equipe

A Equipe de Trabalho de Revisão NomCom2 é um elemento importante do processo de Revisão do NomCom2. A Equipe vai ser formada para:

  • Funcionar como Comitê Diretor, que será o grupo primário que trabalhará na Revisão do NomCom2 2016-2019.
  • Funcionar como contato entre o atual NomCom, a comunidade ICANN em geral, o Examinador Independente e o Comitê de Eficácia Organizacional da Diretoria.
  • Recomendar critérios de seleção ao Examinador Independente.
  • Analisar a metodologia para os critérios de revisão, incluindo propor conteúdos de pesquisas online e indivíduos para entrevistas.
  • Funcionar como canal adicional para receber contribuições e solicitações para o atual NomCom.
  • Ser caixa de ressonância: oferecendo orientação, reações e comentários objetivos a quaisquer conclusões preliminares e avaliação.
  • Ajudar a garantir que o relatório do Examinador Independente reflita com precisão o escopo, os processos e a dinâmica do NomCom.
  • Coordenar com o atual NomCom a preparação de um Plano de Implementação e defender e endossar a implementação de atividades de melhoria.
  • Encorajar a participação realizando e apoiando atividades de comunicação e conscientização.

Cronograma

A equipe de Revisão do NomCom2 está programada para começar suas atividades em fevereiro de 2017 com uma Solicitação de Proposta (RFP) de um Examinador Independente. A RFP - que será encaminhada ao Examinador Independente - vai estar estreitamente orientada ao objetivo e a critérios quantificáveis e qualitativos.

Atividade Datas estimadas Lidera
Reunião inicial com o NomCom e a equipe de colaboradores Durante a ICANN56 Equipe de colaboradores de MSSI/Equipe de apoio do NomCom
Formação da equipe de trabalho de revisão NomCom2 Setembro de 2016 Equipe de apoio do NomCom
Minuta completa da RFP para compartilhar com a Equipe de Trabalho de Revisão 30 de setembro de 2016 Equipe de colaboradores de MSSI/Colaboradores de Aquisições
Feeback sobre critérios para a RFP 10 de outubro de 2016 Equipe de trabalho do NomCom2
A RFP (Solicitação de Proposta) é publicada 24 de outubro de 2016 Colaboradores de MSSI
Os participantes indicam seu interesse em encaminhar proposta de RFP 31 de outubro de 2016 Candidatos da RFP
Os participantes encaminham perguntas à ICANN 4 de novembro de 2016, até as 23:59 UTC Candidatos da RFP
A ICANN responde perguntas dos participantes 9 de novembro de 2016 Colaboradores de MSSI
As propostas dos participantes devem ser remetidas antes de: 18 de novembro de 2016, até as 23:59 UTC Candidatos da RFP
Avaliação preliminar de respostas 21 de novembro – 9 de dezembro de 2016 Colaboradores de MSSI
Prazo para apresentações de participantes (finalistas) 15-16 de dezembro de 2016 Candidatos da RFP /Colaboradores de MSSI
Objetivo das avaliações finais, contratação e premiação 16 de janeiro de 2017 Colaboradores de MSSI
Início da revisão 1 de fevereiro de 2017 Examinador Independente /Colaboradores de MSSI
Relatório preliminar a ser submetido à consideração da Equipe de Trabalho de Revisão 29 de setembro de 2017 Examinador independente
Relatório Preliminar para Comentário Público 20 de outubro de 2017 Colaboradores de MSSI
Auto-avaliação de recomendações da Revisão de 2007/2008 9 de janeiro de 2018 Equipe de trabalho do NomCom2
Relatório final para deliberações com a Equipe de Trabalho de Revisão 28 de fevereiro de 2018 Examinador independente
Relatório final é emitido e publicado 30 de março de 2018 Examinador Independente /Colaboradores de MSSI
Apresentação do relatório final e dos achados ao Comitê de Eficácia Organizacional Abril de 2018 (depende do cronograma de reuniões do Comitê da Diretoria) Colaboradores de MSSI

Histórico

Revisão do NomCom (2007-2010)

As atividades e os marcos da revisão prévia do NomCom começaram em 2007, quando o Examinador Independente iniciou a revisão, e foram até 2010, quando a Diretoria da ICANN aprovou o Plano de Implementação.

O Relatório Final [PDF, 1.11 MB] do Examinador Independente propôs 17 recomendações. O período de comentários públicos teve como resultado apenas seis encaminhamentos (resumo de comentários). A maioria deles apoiava as recomendações, embora algumas delas continham opiniões críticas.

Status da implementação da revisão do NomCom

Conforme mostrado no Plano de implementação [PDF, 329 KB], todas as 17 recomendações salvo 1 foram implementadas ou dispensaram de alguma ação. A única exceção foi o tamanho e a composição do NomCom propriamente dito, que tornou-se o assunto de debate do Grupo de Trabalho da Diretoria de 2014 sobre o NomCom (BWG-NomCom).

O relatório do BWG-NomCom[PDF, 210 KB] continha 15 recomendações para reestruturar o NomCom. Conforme ao estipulado em seu estatuto [PDF, 45 KB], o grupo de trabalho apresentou o relatório ao Comitê de Melhorias Estruturais (SIC - Structural Improvements Committee) para revisão. Por recomendação do SIC, a Diretoria indicou à equipe de colaboradores que publicasse o relatório para comentário público (resumo de comentários [PDF, 134 KB]).