Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Administrador do Sistema de Nomes de Domínio lança o Processo de Prestação de Contas Multi-Setorial Global

14 mars 2014

Los Angeles, Califórnia… A Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN) lançou hoje um processo para fazer a transição da função do Governo dos Estados Unidos em relação ao sistema de identificadores únicos da Internet.

O anúncio da ICANN é feito logo depois de um anúncio histórico feito hoje pelo Governo dos Estados Unidos em que enuncia que está pronto para transferir sua função de custódia e supervisão das importantes funções técnicas com a Internet à comunidade da Internet global. As responsabilidades atuais do Governo dos Estados Unidos a ser transferidas durante a transição incluem a função processual de administrar alterações no Sistema de Nomes de Domínio (DNS) no arquivo da zona raiz oficial – o banco de dados que contém as listas de nomes e endereços de todos os domínios de nível superior – bem como de servir como custódio e supervisor histórico dos registros de identificadores únicos para nomes de Domínio, endereços IP e parâmetros de protocolo.

Com isto, os Estados Unidos reconheceram a maturidade da ICANN para tornar-se uma organização multi-setorial eficaz e solicitaram que a ICANN convocasse à comunidade global para gerar o processo de transição da função de custódia e supervisão dos Estados Unidos para um mecanismo consensuado da comunidade global.

"Estamos convidando os governos, o setor privado, a sociedade civil e outras organizações da Internet do mundo inteiro para unir-se com a gente na geração deste processo de transição", disse Fadi Chehadé, Presidente e CEO da ICANN. "Todas as partes interessadas merecem ter uma voz na gestão e governança deste recurso global, como parceiros em pé de igualdade.

Independentemente da transição dos Estados Unidos, as funções das organizações técnicas da Internet, que incluem a função da ICANN como administradora do sistema de identificadores únicos da Internet, permanecem inalteradas. As funções de Identificador Único da Internet não são óbvias para a maioria dos usuários da Internet, mas elas têm um papel crucial em manter uma Internet única, global, unificada e interoperável.

"Embora a ICANN continue a preencher essas funções técnicas vitais, há tempo que os Estados Unidos previram o dia em que as funções de custódia e supervisão delas passaria para a comunidade global", disse o Dr. Stephen D. Crocker, Presidente do Comitê Executivo da ICANN. "Em outras palavras, há muito tempo que todos nós sabíamos desse destino. Agora, depende da comunidade multi-setorial global determinar o melhor caminho para nós chegarmos lá".

"O que define o processo multi-setorial global é a inclusão e ainda vamos precisar de mais tempo para assegurar-nos de obter todos os comentários e opiniões necessários", disse Chehadé. "Quando chegar a data do vencimento do contrato atual com o Governo dos Estados Unidos, em setembro de 2015, teremos um processo claro e definido para a custódia e supervisão multi-setorial global do desempenho destas funções técnicas por parte da ICANN".

O primeiro diálogo em toda a comunidade sobre o desenvolvimento do processo de transição vai começar nos dias 23 a 27 de março, durante a 49° Reunião Pública da ICANN, na Singapura. Convidamos todas as partes interessadas globais para participar em pessoa ou em modo remoto.

##

Para ver mais sobre o estudo das Funções da IANA, visite: http://www.icann.org/en/news/press/releases/release-15jan14-en

Reunião informativa para a imprensa

Nota: Devido à natureza histórica deste anúncio, o Presidente do Comitê Executivo da ICANN, Dr. Stephen D. Crocker, e o CEO da ICANN, Fadi Chehadé, ficarão à disposição para responder as questões dos jornalistas durante uma reunião informativa de 1 hora. Os detalhes são:

Data/Hora: Sexta-feira, 14 de março de 2014, às 11 PM UTC / 7 PM U.S. EDT

Números para acesso telefônico: Os números para acesso internacional podem ser obtidos aquiwww.adigo.com/icann. Uma vez obtida a comunicação com o centro de conferências, disque 25594#.

Perguntas dos jornalistas: Como é provável que haja muitos jornalistas presentes nesta reunião informativa, ao ser atendido, sua linha vai ficar silenciada. Se você tiver uma pergunta, por favor aperte o #3 e diga o seguinte ao operador da conferência:

  • Seu nome.
  • Sua empresa de notícias.
  • A cidade e o país desde os quais você está ligando.
  • O operador da conferência vai notificar ao moderador, quem depois vai apresentar você.
    • Sua linha vai deixar de estar silenciada agora e você poderá fazer sua pergunta.