ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Informações sobre a procura e indicação de um novo presidente e CEO da ICANN

14 June 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Durante a assembleia da ICANN na Cidade do México em março de 2009, o atual Presidente e CEO da ICANN, Dr. Paul Twomey, anunciou que não pretende renovar seu contrato e que sairá da ICANN no final de 2009.

Desde essa ocasião a Diretoria está envolvida no processo de recrutamento e indicação de um novo CEO. A Diretoria da ICANN contratou a Egon Zehnder International e a encarregou de fazer uma pesquisa mundial a fim de encontrar o próximo CEO da ICANN e avaliá-lo de acordo com as especificações relacionadas em http://www.icann.org/en/careers/ceo-31mar09-en.htm. A Egon Zehnder recebeu mais de 100 respostas ao anúncio da ICANN, examinou aproximadamente 1000 possíveis candidatos em suas bases de dados, e dessas listas relacionou mais de 300 candidatos em potencial. Essa lista apresenta uma grande diversidade de gênero, nacionalidade e país em que residem os candidatos.

A Diretoria formou um Comitê de Procura (BSC), composto por Dennis Jennings (presidente do Comitê Gestor da Diretoria), Harald Alvestrand (presidente do Comitê da Diretoria para a IANA), Rajasekhar Ramaraj (presidente do Comitê de Finanças da Diretoria), Rita Rodin Johnston (presidente do Comitê de Auditoria da Diretoria), e Peter Dengate Thrush (presidente do Comitê de Remuneração da Diretoria e presidente da Diretoria da ICANN).

O BSC examinou o currículo dos candidatos recomendados pela Egon Zehnder e entrevistou apenas 8 desses candidatos em videoconferência, avaliando-os em quatro categorias gerais:

  • Liderança (capacidade comprovada de liderança; capacidade de pensamento estratégico; capacidade comprovada em conquistar confiança)
  • Habilidades políticas (habilidade diplomática em nível internacional com chefes de estado, etc.; experiência internacional: sensibilidade a culturas variadas, experiência de trabalho em diversos países; credibilidade na comunidade da Internet; senso de história da Internet; e a capacidade de ouvir e considerar pontos de vista diferentes e trabalhar com os diversos grupos de interesse na ICANN – GNSO, ccNSO, ASO, ALAC, GAC, IETF, etc.)
  • Capacidades técnicas (entendimento técnico: capacidade de ouvir e interagir com a comunidade técnica da Internet; facilidade em apresentações: capaz de dar entrevistas, palestras, etc., sobre temas altamente complexos como ccTLDs com IDNs; capacidade normativa: facilidade em motivar e apoiar as organizações de voluntários na ICANN e obter consenso em torno de um plano apesar dos obstáculos; habilidade de trabalho em diretorias: experiência com o trabalho em diretorias grandes e diversificadas)
  • Capacidade administrativa (bom no gerenciamento de pessoal, planejamento e orçamento; formação de equipes e experiência na administração de uma organização global sem fins lucrativos, comercial ou governamental, com tamanho semelhante ao da ICANN)

O BSC ficou particularmente satisfeito em ouvir da Egon Zehnder que vários candidatos da comunidade da ICANN se interessaram pela função, e que esses candidatos têm pontos muito fortes em diversos critérios descritos acima. No entanto, considerando os critérios como um todo, a Egon Zehnder não concluiu que esses candidatos deveriam estar na lista resumida daqueles que seriam entrevistados pelo BSC.

Após as entrevistas com os candidatos dessa lista resumida, o BSC criou uma lista ainda menor para outra entrevista com toda Diretoria da ICANN por videoconferência, a fim de verificar novamente os critérios acima. A Diretoria selecionou um candidato principal, e agora estão em curso as negociações contratuais. O propósito é que essas negociações avancem suficientemente para que o candidato compareça à assembleia da ICANN em Sydney e conheça a Diretoria pessoalmente. A Diretoria espera estar em condições de aprovar a escolha do novo CEO durante sua reunião de 26 de junho de 2009, durante a assembleia em Sydney.