ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

33ª assembléia pública internacional da ICANN chega ao Cairo | Guia preliminar para domínios genéricos de primeiro nível e expansão internacional do sistema de nomes de domínio dominam a pauta

3 November 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Cairo, Egito: Nesta semana, esperam-se mais avanços na instituição de novos domínios genéricos de primeiro nível e na expansão global do sistema de nomes de domínio, quando a ICANN abrir sua 33ª assembléia internacional no Cairo. Mais de 1.000 delegados de todo o mundo se reunirão para a assembléia, que será aberta pelo Dr. Tarek Mohamed Kamel, Ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação do Egito.

Desde que em sua reunião de julho, em Paris, a Diretoria da ICANN decidiu prosseguir com a implementação de novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLD), já houve um progresso significativo. Em outubro, a ICANN divulgou a versão preliminar de um guia que oferece informações aos interessados em se candidatar a um gTLD, e durante a assembléia no Cairo espera-se obter o retorno da comunidade sobre essa versão preliminar.

A assembléia no Cairo também acompanhará mais avanços rumo à introdução dos nomes de domínio internacionalizados (IDNs) que, quando combinados aos novos gTLDs, criarão muitas novas possibilidades para os internautas do mundo todo.

Ao comentar a assembléia no Cairo, o Dr. Paul Twomey, Presidente e CEO da ICANN, disse:

“Existe 1,5 bilhão de internautas no mundo, esse número está aumentando e só existem 21 nomes genéricos de primeiro nível à disposição das pessoas. No momento, estamos facilitando a maior ampliação do sistema de nomes de domínio desde a sua criação e essa reunião proporcionará mais consultas à comunidade da Internet, de modo que todos os aspectos da política preliminar para gTLDs serão discutidos em detalhe.”

Ontem, na véspera da abertura da assembléia no Cairo, a ICANN e o administrador do domínio de primeiro nível com código de país (ccTLD) para o Egito formalizaram seu relacionamento. O Dr. Paul Twomey assinou a Troca de Correspondência com o Gerente-Geral Hossam Fahim e o Consultor Nashwa Abdebaki, da Egyptian Universities Network (EGN). Com isso, chega a 45 o número de países que firmaram um relacionamento formal com a ICANN.

A programação completa da 33ª assembléia da ICANN, além de links para sessões com transmissão ao vivo e nosso site de participação do público estão em: http://cai.icann.org/cai/schedule.

Sobre a ICANN:

A ICANN é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, como nomes de domínio (como p. ex., .org, .museum, e códigos de países, como .uk) e os endereços usados em vários protocolos da Internet, que ajudam os computadores a se comunicarem pela web. A administração cuidadosa desses recursos é essencial para a operação da Internet, de modo que os participantes globais da ICANN se reúnem periodicamente para definir políticas que garantam a segurança e estabilidade constantes da Internet. A ICANN é uma corporação internacional sem fins lucrativos em benefício público. Para mais informações, visite: http://www.icann.org/.

Contatos com a imprensa:
Andrew Robertson, Edelman (Londres)
Tel.: +44 7921 588 770
E-mail: andrew.robertson@edelman.com