ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Atividades do Escritório Regional da ICANN em Montevidéu — Sessão de Leitura do ICANN62

2018 年 08 月 14 日
作者:

null

Centros de participação remota no México, Bolívia e Brasil.

 


Talvez você já tenha ouvido falar das Sessões de Leitura da ICANN, uma ferramenta de participação implementada inicialmente pelos nossos colegas da APAC (Ásia-Pacífico) há alguns anos. Desde então, outras regiões têm seguido a mesma tendência, inclusive a nossa equipe da LAC (América Latina e Caribe).

As Sessões de Leitura são uma ótima maneira de aumentar a participação regional e apresentar um resumo dos eventos dos Encontros Públicos da ICANN para aqueles que não puderam comparecer. Elas geralmente contam com a participação de pessoas da região e apresentam o conteúdo de maneira simples, especialmente para os iniciantes. Um membro da equipe do GSE (Global Stakeholder Engagement, Participação Global de Partes Interessadas) da ICANN está disponível para ajuda na leitura e orientar a discussão sobre os pontos de destaque do encontro e os tópicos mais importantes. Este formato tem funcionado bem na região da LAC, mas queríamos fazer algo diferente para o ICANN62.

Na Sessão de Leitura do ICANN62, queríamos garantir um equilíbrio eficiente de interação presencial e participação remota para melhorar ainda mais o envolvimento com a comunidade local e aumentar a nossa divulgação regional. Um elemento fundamental para este novo formato de leitura foi realizar a sessão no nosso escritório regional em Montevidéu, no Uruguai. Como você deve saber, a equipe da LAC tem a sorte de compartilhar esse espaço com várias organizações relacionadas à Internet (LACNIC, LACTLD, ISOC, ASIET, ALAI, RED CLARA, eCOM-LAC), o que facilita a participação na sessão. Oscar Robles, CEO do LACNIC, também participou da leitura e fez uma apresentação sobre as políticas globais que estão sendo debatidas no momento pelos RIRs (Regional Internet Registries, Registros Regionais da Internet).

Além disso, convidamos diversas partes interessadas do Uruguai para comparecer pessoalmente na Sessão de Leitura. Tivemos a satisfação de receber o representante do Uruguai no GAC, um membro de uma ALS (At-Large Structure, Estrutura At-Large) atuante da LACRALO de Montevidéu, um colega do ccTLD (country code Top-Level Domain, Domínio de Primeiro Nível com Código de País) .UY e um representante do setor de nomes de domínio do Uruguai.

Enquanto estávamos reunidos no escritório regional em Montevidéu, outros membros da nossa comunidade organizaram "centros remotos" para a leitura no Brasil, México e Bolívia. Os centros remotos convidaram as comunidades locais para participar e realizaram discussões introdutórias sobre o DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) e a ICANN antes da sessão.

A programação da Sessão de Leitura foi dividida em duas partes. A primeira foi um relatório do que aconteceu em cada uma das sessões de ACs (Advisory Committees, Comitês Consultivos) e SOs (Supporting Organizations, Organizações de Apoio) no ICANN62. Já a segunda foi direcionada a tópicos gerais, como o GDPR e o EPDP, entre outros. Para abordar esses tópicos, dois membros da Diretoria da ICANN da região da LAC, Lito Ibarra e Leon Sanchez se reuniram com diversos outros líderes regionais de vários grupos representando o Peru, o Chile, a Argentina, a Colômbia e a Guatemala.

A Sessão de Leitura do ICANN62 fortaleceu nossa crença na importância e nos benefícios das leituras, que, além de fornecerem um resumo do encontro para as pessoas que não puderam comparecer pessoalmente, também serve como uma excelente plataforma para aqueles que querem compartilhar as experiências que tiveram trabalhando na ICANN com suas respectivas organizações.

Esperamos repetir essa experiência depois de todos os Encontros Públicos da ICANN, então, não perca a próxima Sessão de Leitura após o ICANN63.

Authors

Rodrigo De La Parra

Rodrigo De La Parra

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Latin America & Caribbean