ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Relatório preliminar da revisão da GNSO publicado para comentários públicos – Dê sua opinião, faça seus comentários!

2015 年 06 月 8 日
作者: Jen Wolfe

picture of ccNSO chair Byron Holland

Durante esse período tão movimentado antes do ICANN53, recomendo que vocês reservem um tempo para fazer comentários sobre o relatório preliminar: revisão da GNSO.

Por que isso é importante?

Essa revisão faz parte do compromisso da ICANN com a melhoria contínua, a responsabilidade e a transparência. Ela usa mecanismos e medidas para manter a confiança pública na viabilidade, na confiabilidade e na responsabilidade da ICANN.

A Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO) tem um papel importante: é o órgão elaboração de políticas responsável por domínios genéricos de primeiro nível, como .COM, .NET e .ORG. A GNSO trabalha para manter a operação justa e ordenada dos gTLDs na Internet global, promovendo a inovação e a concorrência. O período de comentários públicos continuará aberto até 20 de julho. Suas opiniões embasarão a preparação do Relatório Final.

A examinadora independente Westlake Governance Limited elaborou um relatório depois de um trabalho extenso e uma consulta com representantes da GNSO e outros membros da comunidade. O Grupo de Trabalho de Revisão da GNSO, formado por 20 pessoas comprometidas que eu tenho o prazer de presidir, investiu muita energia e muito tempo para que a Revisão da GNSO e suas recomendações sejam úteis e possibilitem a melhoria contínua. Depois de 17 reuniões e duas rodadas com aproximadamente 120 comentários, o relatório preliminar ficou pronto, e agradeço o apoio e a dedicação dos membros do Grupo de Trabalho.

Sim, o relatório preliminar é longo, mas a GNSO é uma organização muito complexa e importante. Foram incorporados vários recursos úteis para ajudar vocês.

  • O resumo do relatório (seção 1, páginas 4 a 20) oferece uma breve visão geral do trabalho da Westlake e define 36 recomendações propostas divididas em quatro temas: Participação e representação, desenvolvimento contínuo, transparência e alinhamento ao futuro da ICANN.
  • Foram desenvolvidos modelos em Word e pdf para facilitar o envio de comentários públicos, e recomendamos que vocês os utilizem.
  • Membros da equipe da Westlake fornecerão informações sobre o relatório preliminar ao Conselho da GNSO e a vários outros grupos durante o ICANN53. Para obter mais informações, acesse a wiki da comunidade de revisão da GNSO.

Depois de considerar os comentários da comunidade através do processo de comentários públicos, de encontros pessoais no ICANN53 e da interação contínua com o Grupo de Trabalho da Revisão da GNSO, a Westlake apresentará seu Relatório Final no fim de agosto. O relatório final, junto com os comentários públicos, será considerado pela Diretoria. Depois que a Diretoria tomar medidas e aceitar o relatório, a fase de implementação será iniciada.

Darei notícias sobre o andamento desse processo.

Em nome da GNSO, agradeço as opiniões de vocês!

Jen Wolfe é Presidente do Grupo de Trabalho da Revisão da GNSO

Informações úteis

Contato da Westlake Governance: gnsoreview@westlakegovernance.com

Authors

Jen Wolfe

GNSO Council, Chair of the 2014 GNSO Review Working Party