ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Novidades dos membros da equipe da segunda revisão de segurança, estabilidade e resiliência do DNS (Sistema de Nomes de Domínio) (SSR2)

2017 年 07 月 19 日
作者: Alain Aina

null

Alain Aina, engenheiro de rede da West and Central African Research and Education Network (representante da ccNSO, África)


Recentemente, a equipe da SSR2 realizou uma reunião presencial de dois dias em Johanesburgo, África do Sul, antes do ICANN59. Essa equipe de revisão vai analisar problemas de segurança, estabilidade operacional e resiliência relacionados à coordenação do sistema de identificadores exclusivos da Internet pela ICANN. Aqui, Alain Aina, membro da equipe, explica por que a revisão SSR2 é importante e compartilha alguns destaques da reunião.

Por que a revisão SSR2 é importante?

O sistema de identificadores únicos é essencial para a Internet. A ICANN, em sua função de coordenadora técnica desses identificadores únicos, é um componente-chave desse sistema. A organização da ICANN trabalha com a comunidade global da Internet para cumprir seus compromissos. Esse trabalho exige elementos operacionais, coordenação e envolvimento de várias partes.

A revisão SSR2 está avaliando se a ICANN está desempenhando bem seu compromisso de aprimorar a estabilidade operacional, a confiabilidade, a resiliência, a segurança e a interoperabilidade global do sistema de identificadores únicos da Internet. A revisão SSR2 avaliará se a ICANN realiza bem sua função e se o ecossistema está bem preparado para lidar com ameaças conhecidas e futuras inerentes à evolução normal da Internet e do sistema de identificadores únicos.

Quais são algumas das áreas de foco atuais da equipe de revisão?

Durante a reunião em Johanesburgo, finalizamos cinco áreas de foco importantes da revisão. As subequipes de voluntários da equipe analisarão:

  1. A implementação pela ICANN das recomendações da comunidade na primeira revisão SSR (SSR1). Saiba mais.
  2. A integridade e a eficácia dos processos de SSR internos da ICANN. Saiba mais.
  3. Atividades da ICANN que afetem a segurança e a estabilidade do DNS. Saiba mais.
  4. A estratégia da ICANN para resolver possíveis desafios futuros à operação segura e resiliente dos sistemas de identificadores únicos que coordena. Saiba mais.
  5. O impacto da transição da administração da IANA sobre a segurança da ICANN e dos sistemas de identificadores únicos que coordena. Saiba mais.

Além disso, durante a reunião, foram designados "inspetores" de cada subequipe. Eles são responsáveis por compartilhar atualizações sobre o progresso da equipe durante as reuniões semanais.

Na sua opinião, quais foram algumas das maiores conquistas dessa reunião?

Foi ótimo finalizar nossas principais áreas de foco. Durante a reunião, realizamos várias sessões específicas. Dessa forma, os membros de cada subgrupo puderam se conhecer, desenvolver sua pauta e começar a trabalhar juntos.

Quais são as próximas etapas para a equipe de revisão?

Os subgrupos trabalharão para finalizar sua pauta e seus planos de trabalho. A equipe de revisão como um todo também continuará buscando fatos e criando materiais para ajudar a embasar a revisão. Então, poderemos reunir nossas conclusões e pedir a opinião da comunidade da ICANN.

Você gostaria de destacar mais algum ponto relacionado ao encontro?

O compromisso dos meus colegas da equipe SSR2 durante a reunião em Johanesburgo e em outras reuniões foi ótimo. Também quero destacar o compromisso e a eficiência da equipe de apoio da ICANN, que ajuda o trabalho da equipe de revisão a avançar.

Como as pessoas podem participar da revisão SSR2?

Para acompanhar as reuniões da equipe de revisão em tempo real e saber tudo sobre o nosso progresso, você pode se tornar observador da SSR2. Outra opção para compartilhar experiências e comentários sobre as questões da SSR2 é enviar um e-mail para input-to-ssr2rt@icann.org.

Para saber mais sobre a revisão, acesse a Wiki da SSR2.

Authors

Alain Aina