ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Está disponível a versão atualizada do relatório final preliminar sobre o processo rápido para ccTLDs com IDNs

2008 年 06 月 22 日

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Versão preliminar final do relatório – Recomendações para o processo de introdução rápida – Para comentários do público – Versão 0.4 [PDF, 96K]

Em 13 de junho de 2008 o grupo de trabalho para IDNC publicou a versão preliminar de seu relatório final. Agora o GT para IDNC publica uma atualização de sua primeira versão, que inclui os resultados das diversas discussões ao vivo sobre a versão anterior.

Gostaríamos de receber comentários do público até 23 de junho de 2008.

Resumo: No momento, o grupo de trabalho para IDNC (GT para IDNC) está definindo e descrevendo métodos viáveis que possibilitarão a introdução rápida e eficiente (“processo rápido”) de um número limitado de ccTLDs com IDNs não-controvertidos, enquanto se define a política geral de longo prazo para ccTLDs com IDNs. O GT para IDNC elaborou uma versão preliminar do relatório final, com o propósito de destacar os últimos tópicos que precisam ser considerados quando se criar (1) um mecanismo para a seleção da seqüência de IDNs do ccTLD e (2) um mecanismo para designar o operador do ccTLD com IDNs.

Processo: Estamos divulgando o documento preliminar neste momento apenas para chamar a atenção da comunidade para as últimas idéias do GT e facilitar outras discussões durante o encontro da ICANN em Paris. Esse não é um documento oficial do GT para IDNC, cujos membros continuarão enviando seus próprios comentários e sugestões.

Histórico: A Diretoria da ICANN encarregou o GT para IDNC de elaborar e descrever métodos viáveis que permitam a introdução rápida e segura de um número limitado de ccTLDs com IDNs não-controvertidos, sem colocar em risco a segurança e estabilidade da Internet. Esses ccTLDs estão associados aos códigos de duas letras da lista ISO 3166-1 (tanto a lista oficial de códigos quanto a lista de elementos de códigos reservados ISO 3166-1). Esse processo é mais conhecido como “processo rápido” e será utilizado enquanto a política geral para ccTLDs com IDNs continua sendo definida.

Prazo final e como enviar comentários: Os comentários sobre o documento preliminar podem ser enviados por e-mail para idn-cctld-fast-track@icann.org. Para poderem ser analisados pelo GT para IDNC em Paris, todos os comentários por e-mail devem ser enviados até 23 de junho. Publicaremos um arquivo com todos os comentários recebidos em http://forum.icann.org/lists/idn-cctld-fast-track/.

Fórum público: http://www.icann.org/public_comment/public-comment-200806.html#idn-cctld-fasttrack-dfr