ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

A UNESCO, a ICANN e a ISOC Lançarão o Desenvolvimento de Glossário sobre Governança da Internet para Falantes de Árabe

2013 年 10 月 27 日

A UNESCO, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) e a Sociedade da Internet (ISOC) estão finalizando uma estrutura para estabelecer um glossário de árabe com termos sobre governança da Internet a fim de incentivar o envolvimento das comunidades de falantes do árabe em processos de governança da Internet por múltiplas partes interessadas.

A participação de todas as partes interessadas e as comunidades geográficas é essencial para um ecossistema saudável e dinâmico da Internet. Evidências comprovam que os falantes de idiomas para os quais não existe a terminologia da Internet tendem a ter cada vez maior desvantagem em conversas cotidianas e em ambientes profissionais, além de prejudicar a capacidade de participar ativamente nos processos de governança da Internet.

A governança da Internet sofre um acréscimo constante e rápido de novos termos e conceitos. Esse novo glossário ajudará a garantir que os falantes de árabe tenham as ferramentas de idioma necessárias para participar plenamente e contribuir para os processos de elaboração de políticas por múltiplas partes interessadas em diversas plataformas, incluindo a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS) e o Fórum de Governança da Internet (IGF).

Os parceiros neste projeto buscam fornecer ajuda metodológica para os países e as comunidades falantes do árabe, particularmente as organizações profissionais regionais e nacionais que trabalham na área de desenvolvimento de políticas de idiomas e governança da Internet. O projeto será um processo colaborativo envolvendo múltiplas partes interessadas e também incluirá uma consulta pública.

Como se trata de um processo aberto, inclusivo e totalmente composto por múltiplas partes interessadas, a próxima etapa será uma convocação de organizações profissionais regionais e nacionais da área de políticas de idiomas, especialistas em questões de governança da Internet e quaisquer outros especialistas voluntários para juntar forças e fornecer consultoria sobre o desenvolvimento de termos para o glossário.

Se estiver interessado em contribuir para a implementação deste projeto, envie sua manifestação de interesse para a Sra. Irmgarda Kasinskaite-Buddeberg pelo e-mail i.kasinskaite@unesco.org.