ICANN 公告

敬请阅读 ICANN 的公告,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

A ICANN anuncia formação de dois comitês necessários para a transição das funções de supervisão da IANA

2016 年 08 月 12 日

Hoje, a ICANN anunciou a formação do Comitê Permanente de Clientes (CSC) e do Comitê de Revisão da Evolução da Zona Raiz (RZERC). Esses dois comitês recentemente constituídos são exigidos pelo CWG-Supervisão para finalizar a transição da função de supervisão da IANA.

O CSC vai estar encarregado da supervisão operacional do desempenho da função de nomeação da IANA, função atualmente coberta pela NTIA. Com o papel de supervisor, o CSC vai monitorar o desempenho da função de nomeação da IANA respeito das expectativas do nível de serviço acordados. O CSC também pode iniciar revisões e fazer recomendações, desde mudanças na pós-transição até expectativas de nível de serviços. Para mais informações, veja o Estatuto do CSC [PDF, 139 KB] ou o Escopo e as responsabilidades do CSC [PDF, 83 KB]. De acordo ao Estatuto do CSC, os Conselhos da Organização de Apoio para Nomes de Códigos de País (ccNSO) e da Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO) aprovaram a relação completa de membros.

O RZERC vai revisar as mudanças propostas para a arquitetura de conteúdos da zona raiz, os sistemas (incluindo componentes de hardware e software) usados para fazer mudanças na zona raiz e os mecanismos usados para a distribuição da zona raiz. Também fará recomendações relacionadas às referidas mudanças para elas serem consideradas pela Diretoria da ICANN. A aprovação pela Diretoria da ICANN das recomendações elaboradas através do RZERC vai substituir a função atual da NTIA de aprovar as mudanças na arquitetura da zona raiz. A Diretoria da ICANN adotou o Estatuto do RZERC [PDF, 50 KB], finalizado mediante processo de comentário público, em 10 de agosto de 2016. Veja o comitê na íntegra aqui.

Estes comitês vão entrar em funções a menos que e até que o Contrato de Funções da IANA vencer.

Para mais detalhes sobre o trabalho de planejamento da implementação pela ICANN, veja https://www.icann.org/stewardship-implementation.