Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

ICANN51 - o que vem depois: é hora de fazer a transição da NTIA!

12 ноября 2014
Автор Jean-Jacques Sahel

null
Jean-Jacques Sahel of ICANN speaks in front of European Affairs Minister Rafal Trzaskowski of Poland, and representatives of NASK, FWIOO and the Ministry of Administration and Digitisation

Jean-Jacques Sahel, membro da ICANN, com a contribuição do ministro de relações europeias da Polônia Rafal Trzaskowski e de representantes do NASK, FWIOO do ministério de administração e digitalização.

Este outono será cheio para a divulgação da ICANN, especialmente com o aumento do trabalho para informar e obter comentários sobre a transição da administração das funções da IANA (Autoridade para Atribuição de Números na Internet).

No encontro ICANN51, contamos com o interesse e a disposição de vários grupos constituintes. O que me impressionou foi o senso de comunidade e de objetivo comum entre todos os participantes. O número impressionante de participantes remotos, além das centrais que permitiram a participação de ainda mais pessoas nos debates do ICANN51, aumentaram ainda mais esse senso de paixão e objetivos comuns.

Para mim, um dos destaques foi ver dois britânicos (dois europeus, sim!) recebendo o Prêmio de Liderança da ICANN. O homenageado do ICANN51, Jonathan Robinson, presidente da Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO) e presidente executivo da Afilias, recebeu um merecido reconhecimento por todo seu trabalho. Fadi comentou que "seu trabalho realmente tem o espírito da comunidade".

Depois do ICANN51, a comunidade europeia se revigorou, e está cada vez mais ativa. O diálogo sobre a transição da administração da IANA está a todo vapor em todo o continente, começando pelo evento CENTR, realizado em Bruxelas no fim de setembro, que foi excelente. Além disso, depois do Memorando de Entendimento para a cooperação entre a ICANN e os governos da Macedônia e da Bulgária, estamos vendo trabalhos colaborativos promissores das comunidades da Internet nos Bálcãs e na região sudeste da Europa. Elas estão se preparando para uma série de eventos sobre políticas e governança da Internet nos próximos meses, inclusive a Winter Cybersecurity School for the West Balkans, parte da rede Young Faces, e o Fórum anual sobre nomes de domínio em Sofia, Bulgária no dia 5 de dezembro.

Em outubro deste ano, um grupo de funcionários da ICANN e membros da comunidade foram a Varsóvia para reunir-se com 200 delegados do governo, empresas e sociedade civil em um evento organizado em conjunto pela ICANN, o governo polonês, a Naukowa i Akademicka Sieć Komputerowa (NASK) e a FWiOO (Fundação para o software livre e aberto) para falar sobre vários assuntos, inclusive a transição da IANA. [Vídeo rápido sobre os workshopsaqui (escolha a legenda – inglês ou polonês – nas configurações)]. Tenho certeza de que o entusiasmo desse dia se transformará em realidade, e que as partes interessadas locais realmente organizem o primeiro IGF nacional na Polônia. Aguardem mais notícias em 2015!

De uma mesa redonda da comunidade técnica e de negócios com o do Conselho da ICANN, Steve Crocker, em Paris, à abertura oficial do novo escritório da AFNIC perto da capital francesa, a transição da administração das funções da IANA esteve no centro de muitas discussões. Steve fez uma apresentação para mais de 100 convidados da AFNIC, inclusive a ministra de assuntos digitais da França, Axelle Lemaire, que falou sobre o início humilde da ARPANET, a solicitação de .fr pela INRIA em 1985 e a criação subsequente da AFNIC, a evolução da Internet, a transição da administração das funções da IANA e da participação da AFNIC.

Dr. Crocker speaking at the AFNIC office inauguration with Sebastien Bachollet, AFNIC Chair Emmanuel Sartorius and French Digital Minister Axelle Lemaire

O Dr. Crocker fará um discurso na inauguração do novo escritório da AFNIC, que contará com a presença de Sebastien Bachollet, do presidente da AFNIC Emmanuel Sartorius, e da ministra de assuntos digitais da França Axelle Lemaire.

Nas próximas semanas, visitaremos mais países europeus para falar sobre a ICANN, informando e incentivando a participação no processo de transição da IANA. Em 2015, também precisaremos nos preparar para a Eurodig 2015 (para isso, enviem suas propostas aqui) e para os vários DIGs / IGFs que serão realizados no primeiro semestre, entre outros eventos.

Como vocês podem ver, é um momento cheio de trabalho, mas com muita inspiração. Tudo isso depende de vocês. Resumindo, a chave é fazer a voz da Europa ser ouvida. Os comentários sobre o processo de transição da administração da IANA podem ser feitos até 15 de janeiro de 2015, e vocês têm a oportunidade de contribuir com suas ideias para a próxima etapa da ICANN. Contamos com vocês!

FUTUROS EVENTOS:

12 de novembro Workshop da IANA com o DG Connect da Comissão Europeia Bruxelas
19 – 20 de novembro Conferência sobre Nomes de Domínios Internacionalizados Paris
24 – 25 de novembro Internet Days na Suécia Estocolmo
1° de dezembro Workshop sobre a transição da IANA com o Fórum Dinamarquês sobre a Internet Copenhague
3 de dezembro Cúpula do IEEE sobre governança da Internet Bruxelas
9 de dezembro Workshop sobre a transição da IANA com a ECO Berlim
10 de dezembro Chatham House, Oxford Martin School e Oxford A definir
  Capacidade cibernética – Centro de desenvolvimento – (mais informações a definir)  

Para participar da nossa lista de e-mails ou fazer perguntas, é só escrever para: europe@icann.org

Ou siga-nos no Twitter

@pointjjs

@l_madi

@ICANN

Authors

Jean-Jacques Sahel