Объявления ICANN

Читайте объявления ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Transferência maciça de Nomes de Domínio desde Cheapies.com Inc. a Tucows Domains Inc.

7 ноября 2013

A ICANN autorizou a transferência maciça de nomes de domínio de gTLD desde Cheapies.com Inc. até Tucows Domains Inc. devido a ações vinculadas à conformidade adotadas pela ICANN que levaram à retirada do credenciamento da Cheapies.com Inc.

Os registros de gTLD afetados têm processado as transferências maciças. Os registratários ex-clientes da Cheapies.com Inc. deveriam receber avisos da Tucows notificando a transferência. As perguntas dos clientes acerca da transferência devem ser endereçadas à Tucows (para detalhes de contato, veja http://www.internic.net/registrars/registrar-69.html ou diretamente visitando o site http://www.tucows.com/). A seguir, mais informações acerca dessas transferências maciças.

Perguntas mais frequentes

P. Por que essas transferências foram autorizadas pela ICANN?

R. O Acordo de Credenciamento de Registradores (RAA) com Cheapies.com Inc ficou rescindido por descumprimento desse acordo RAA por parte do registrador. O acordo RAA com Cheapies.com Inc. findou no dia 26 de outubro de 2013 e o aviso de rescisão foi postado aqui: A ICANN envia Aviso de Rescisão [PDF, 151 KB].

Em decorrência disso, Cheapies.com Inc. não tem mais autorização para registrar ou gerir registros de gTLD. A ICANN autorizou transferências maciças de acordo à Política de Transferências entre Registradores para garantir que os clientes-registratários deste registrador não fossem prejudicados pela interrupção da capacidade de seu registrador para gerir os registros.

P. Como foi selecionado o registrador vencedor?

R. A ICANN seguiu seu Procedimento para Transição de Registradores Descredenciados (veja http://www.icann.org/en/resources/registrars/drt/dartp-11jul13-en.pdf [PDF, 129 KB]) para identificar um registrador vencedor para os nomes de gTLD geridos previamente pelo registrador cujo credenciamento foi retirado. Através deste processo, a Tucows foi identificada.

P. A Tucows vai tentar entrar em contato com os registratários afetados? O que deveriam fazer agora os clientes deste registrador descredenciado?

R. Os ex clientes deste registrador deveriam receber uma notificação da transferência e instruções para a gestão contínua de seus nomes pela Tucows. Os clientes afetados que não receberem avisos da Tucows deveriam contatar a Tucows usando as informações de contato fornecidas em http://www.internic.net/registrars/registrar-69.html.

P. Os registratários devem pagar uma cota pela transferência maciça?

R. Não. Os registratários não devem arcar com a transferência maciça. Diferente do que acontece com uma transferência normal entre registradores, os termos do registro não serão estendidos por um ano. Assim, para poder manter seu registro é importante contatar a Tucows se seu registro estiver próximo a vencer.

P. Que acontece se os registratários afetados desejam selecionar um registrador diferente?

R. Os registratários vão poder continuar transferindo seus registros a outros registradores sob a Política de Transferência entre Registradores (veja http://www.icann.org/en/transfers/). Observe que a Tucows, a seu próprio critério, poderá rejeitar transferências durante os primeiros 60 dias depois da transferência maciça. Este período de 60 dias está permitido sob a Política de Transferências entre Registradores com o objetivo de proteger os registratários. O registratário poderia precisar renovar nomes que vencerão durante os primeiros 60 dias depois da transferência para a Tucows usando os detalhes fornecidos acima.

P. Como os clientes da Cheapies poderão saber se uma mensagem supostamente da Tucows é legítima?

R. A mensagem da Tucows deveria encaminhá-lo até seu site ou encaminhá-lo a outras informações de contato fornecidas acima. Para assessoramento geral sobre como evitar mensagens de phishing pelo correio eletrônico, você também poderá consultar os materiais preparados pelo Grupo de Trabalho Anti-Phishing (veja http://www.antiphishing.org/resources/overview/avoid-phishing-scams).