Объявления ICANN

Читайте объявления ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

281.000 domínios serão transferidos da EstDomains para a Directi

25 ноября 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Após o cancelamento da certificação do registrador EstDomain, ocorrido ontem, cerca de 281.000 nomes de domínio que eram administrados pela EstDomain serão transferidos para outro registrador credenciado pela ICANN, a Directi Internet Solutions.

A Directi entrará em contato diretamente com os clientes da EstDomain para informá-los da transferência e instruí-los sobre como seus nomes continuarão sendo administrados. Essa transferência não acarretará custos para os registrantes.

Em 28 de outubro de 2008, a EstDomains recebeu a informação de que a ICANN cancelaria o credenciamento da empresa em razão da condenação de seu presidente por fraude com cartão de crédito, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. A ICANN suspendeu o cancelamento enquanto trocava correspondência com a EstDomains. No entanto, após investigações mais aprofundadas, a ICANN decidiu prosseguir com o cancelamento, efetuado ontem, 24 de novembro de 2008.

Em conformidade com o procedimento para transferência de domínios de registradores descredenciados, a ICANN publicou um anúncio, solicitando manifestações de interesse de registradores que quisessem receber uma transferência em bloco dos nomes antes administrados pela EstDomains.

Como parte desse procedimento, a EstDomains pode designar o registrador que receberá os domínios. Ela concordou com essa opção e indicou o registrador Directi, credenciado pela ICANN. A ICANN recebeu essa solicitação e a aprovou.

Os registrantes que tiverem nomes registrados junto à EstDomains devem entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da Directi. A Directi criou uma página na Internet especificamente para tratar da transferência, disponível em  http://directi.com/estbulktransfer. Abaixo também relacionamos respostas a algumas perguntas freqüentes sobre a transferência em bloco.

Links relacionados:

Perguntas e respostas

P. Por que a ICANN autorizou a transferência em bloco?
R. A ICANN rescindiu o Contrato de Credenciamento de Registrador (RAA) com a EstDomain por problemas de cumprimento do contrato. Conseqüentemente, a EstDomains não pode mais registrar ou administrar cadastros de gTLDs. Para proteger os clientes da EstDomains, a ICANN iniciou um processo de transferência dos domínios do registrador descredenciado e concluiu que a transferência em bloco promoveria os interesses da comunidade.

P. A Directi tentará entrar em contato com os registrantes afetados? O que os ex-clientes e atuais clientes da EstDomain devem fazer?
R. Os ex-clientes da EstDomain receberão um aviso da transferência e instruções sobre como a Directi continuará administrando seus nomes de domínio. Os clientes afetados que não receberem avisos da Directi devem dirigir-se diretamente a ela, usando o painel de controle disponível em http://directi.com/estbulktransfer.

P. Os registrantes terão de pagar uma taxa pela transferência em bloco?
R. Não, a transferência em bloco não resultará em custos para os registrantes. Diferentemente de uma transferência normal entre registradores, as vigências dos cadastros não serão prorrogadas por um ano. Portanto, é importante entrar em contato com a Directi se o seu cadastro expirar em breve, a fim de manter seu cadastro.

P. Quando começará a transferência?
R. Hoje. A ICANN atuou da maneira mais rápida possível após a data de cancelamento e depois de todos os procedimentos da transferência terem sido seguidos.

P. Quando ocorrerá a transferência em bloco?
R. Os registros envolvidos já começaram a tomar as medidas para realizar a transferência em bloco. O processo deve estar concluído até 1 de dezembro de 2008.

P. Como serão tratados os dados dos registrantes de domínios?
R. A EstDomains fornecerá os dados completos dos registrantes para a Directi. Se houver algum problema com os dados, a ICANN tem o backup completo desses dados, graças ao seu sistema de custódia de dados.

P. E se os ex-clientes da EstDomains quiserem usar outro registrador?
R. Os registrantes continuarão podendo transferir seus cadastros para outros registradores segundo a política para transferências entre registradores (veja http://www.icann.org/en/transfers/). Observe-se que a Directi pode recusar transferências nos primeiros 60 dias após a transferência em bloco, se assim o desejar. A política para transferências entre registradores possibilita esse período de 60 dias, e o objetivo é ajudar a proteger os registrantes. Se tiverem nomes que expirarão durante os primeiros 60 dias após a transferência para a Directi, os registrantes devem entrar em contato com a Directi usando o painel de controle disponível em http://directi.com/estbulktransfer.

P. Como os clientes da EstDomains saberão se alguma mensagem de e-mail supostamente enviada pela Directi é autêntica?
R. Para recomendações gerais sobre como evitar mensagens de e-mail com phishing, consulte o material preparado pelo Grupo de Trabalho Anti-Phishing (veja https://apwg.org/). Se em sua opinião uma mensagem supostamente enviada pela Directi não é autêntica, vá diretamente para a sua página na Web, em http://directi.com/estbulktransfer.