ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Alteração das chaves do sistemas de endereços da Internet - Evite ficar de fora.

16 August 2017

In addition to the U.N. six languages, this content is also available in

Los Angeles, Califórnia… Pela primeira vez, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) vai alterar as chaves criptografadas que mantêm seguro o Sistema de Nomes de Domínio da Internet (DNS).

"É essencial que os provedores de serviços de Internet (os ISPs) e os operadores de redes do mundo inteiro se certifiquem de estarem preparados para esta mudança pois, do contrário, seus usuários não poderão buscar e encontrar nomes de domínio e, consequentemente, estarão impedidos de consultar qualquer site na Internet", disse David Conrad, CTO da ICANN. Conrad adicionou, "Os operadores de redes devem certificar-se de terem o software atualizado, de terem o DNSSEC habilitado e, também, de ter verificado se seus sistemas podem atualizar suas chaves automaticamente ou se eles têm instalados processos para atualizar manualmente a nova chave antes das 16:00 UTC do dia 11 de outubro de 2017".

A alteração ou revisão (rolling) da chave é um passo importante para que o DNS global fique seguro e protegido. Isto está muito em consonância com as práticas operacionais comumente aceitas, que garante que uma infraestrutura de segurança importante possa dar apoio a uma senha alterada, se essa necessidade existir.

"Temos lançado uma plataforma de testes para que os operadores de redes tenham certeza de estarem prontos para a alteração da chave bem antes do dia 11 de outubro", disse Conrad. Essa plataforma de testes pode ser acessada em: https://go.icann.org/KSKtest. Os usuários da Internet deveriam contatar seus ISPs ou operadores de redes para certificar-se de estarem prontos para a alteração da chave.

A ICANN tem trabalhado com seus parceiros técnicos, como os registros de Internet regionais (RIRs), com grupos de operações de redes e registros e registradores de nomes de domínio, bem como com outros players do ecossistema da Internet, como a Internet Society e associações comerciais da Internet, para garantir que todos aqueles no mundo que possam estar sujeitos ao impacto da revisão da chave estejam cientes da mudança pendente.

O CEO da ICANN, Göran Marby, já enviou notificações a mais de 170 funcionários de governo, incluindo reguladores e participantes do Comitê Consultivo Governamental (GAC) da ICANN, solicitando que se certifiquem de que os operadores de redes de seus respectivos países estejam cientes e preparados para a alteração da chave.

Para conhecer mais sobre a Alteração da Chave pendente, visite aqui: https://www.icann.org/kskroll.

Para participar das conversas pelo Twitter, use #KeyRoll.

# # #

Contatos com a mídia

Brad White Diretor de Comunicações, América do Norte
Washington, D.C.
Fone. +1 202 570 7118
E-mail:brad.white@icann.org


Alexandra Dans
Gerente Sênior, Comunicações da América Latina e Caribe
Montevidéu, Uruguai
Fone. +598 95 831 442
E-mail: alexandra.dans@icann.org



Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar esses identificadores únicos no mundo inteiro. A ICANN foi formada em 1998 como corporação beneficente pública e sem fins lucrativos e como comunidade com participantes de todo o mundo. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter a Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.