Skip to main content
Resources

Bem-vindos operadores de registro

Esta página também está disponível em:

Este site foi criado para oferecer informações para e sobre operadores de registro de domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs). 

A função do operador de registro no ecossistema da Internet é manter o banco de dados principal de todos os nomes de domínio registrados em cada domínio de primeiro nível (TLD) e gerar o "arquivo de zona", que permite que os computadores direcionem o tráfego da Internet de e para TLDs no mundo todo.

A organização da ICANN credencia operadores de registro para fornecer determinados serviços de registro de nomes de domínio relacionados a gTLDs. Os contratos entre a ICANN e os operadores de registro definem algumas responsabilidades para cada parte.

A equipe de serviços para registros e participação apoia os operadores de registro gerenciando os serviços que eles usam para cumprir suas obrigações contratuais com a ICANN, estabelecendo relações com eles para entender melhor o mercado e ajudando-os a manter a conformidade com seus contratos. De forma colaborativa, a organização da ICANN e os operadores de registro trabalham juntos para garantir a segurança, a estabilidade e a resiliência do espaço de nomes de gTLDs.

O básico

A área de registro de gTLDs da organização da ICANN oferece informações sobre:

  • Orientações, políticas consensuais e políticas temporárias
  • Notícias e eventos
  • Contratos de registro
  • Recursos para registros
  • Serviços para operadores de registro

O que fazemos.

Serviços de Registro

Em determinadas circunstâncias, o operador de registro deve informar, solicitar aprovação e/ou consentimento da organização da ICANN para adicionar novos serviços que gostaria de oferecer e que atualmente não estão definidos no Contrato de Registro. Para facilitar esses processos, os gerentes de serviços planejam, desenvolvem e implementam os serviços necessários para dar suporte às solicitações dos operadores de registro. Alguns serviços de registro são: alteração de nome de operador de registro, processo de avaliação de serviços de registros, mudança de controle e serviço de rescisão de contrato de registro.

Além disso, nossa equipe implementa políticas consensuais, criando planos de implementação, interagindo com equipes de revisão de implementação organizadas pela comunidade e realizando a divulgação para as partes interessadas relevantes.

Divulgação e envolvimento

Cada operador de registro tem um gerente de participação atribuído, que serve como ponto de contato para questões de encaminhamento e representa as necessidades do operador de registro dentro da organização da ICANN.

Os gerentes de participação trabalham de forma proativa com os operadores de registro e consultores deles para entender suas necessidades de negócios e seus desafios. Os gerentes de participação ajudam a tirar as dúvidas de seus operadores de registro atribuídos e desenvolvem ferramentas e recursos de capacitação que facilitam o cumprimento do contrato de registro.

Como trabalhamos com os operadores de registro

Recomendamos que os operadores de registro enviem perguntas e solicitações formais por meio do portal de serviços de nomes ou pelo e-mail globalsupport@icann.org.

O gerente de participação, atribuído a cada operador de registro, pode ser usado como recurso para consultas antes de enviar solicitações de serviço formais, bem como ponto de escalonamento para problemas ou dúvidas que surjam. 

A organização da ICANN está sempre trabalhando para melhorar o apoio e o serviço à comunidade, por isso publicamos metas de nível de serviço (SLTs) que apresentam os tempos de resposta esperados. As SLTs e suas métricas podem ser encontradas aqui: https://www.icann.org/resources/pages/metrics-gdd-2015-01-30-en.

Conheça a equipe

Equipe de Serviços para Registros e Participação

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."