Skip to main content
Resources

Recursos e Informações sobre Colisões de Nomes

Esta página também está disponível em:

Visão geral: o que é uma colisão de nomes?
Recursos para profissionais de TI
127.0.53.53
Recursos para operadores de registro
Função da ICANN na solução das colisões de nomes
Arquivo


Visão geral: o que é uma colisão de nomes?

Uma colisão de nomes ocorre quando uma tentativa de resolver um nome usado em um espaço de nome privado (por exemplo, em um domínio de primeiro nível não delegado ou um nome curto não qualificado) resulta em uma consulta ao DNS (sistema de nomes de domínio) público. Quando as fronteiras entre os espaços de nomes privados e públicos se sobrepõem, a resolução de nomes pode produzir resultados involuntários ou prejudiciais.

As colisões de nomes não são algo novo. A introdução de qualquer nome de domínio novo no DNS, seja ele um TLD genérico, um TLD com código de país ou um nome de domínio de segundo nível, gera a possibilidade de que ocorram colisões de nomes. No entanto, as consultas no nível raiz do DNS de TLDs não delegados receberam mais atenção porque novas cadeias de caracteres de TLDs solicitadas poderiam ser idênticas aos rótulos de nomes usados em redes privadas. Uma Internet segura, estável e resiliente é a prioridade número um da ICANN. Portanto, assumimos um compromisso com a comunidade da Internet de iniciar um esforço significativo para atenuar e gerenciar a ocorrência de colisões de nomes.

FIM

Recursos para profissionais de TI

O material a seguir foi criado para ajudar os Profissionais de TI a entender e solucionar a causa raiz da colisão de nomes. O vídeo abaixo oferece uma rápida visão geral da situação e dos recursos disponíveis.

 

FIM

127.0.53.53

127.0.53.53 é um endereço IPv4 especial que aparecerá nos registros do sistema alertando os administradores do sistema de que há um possível problema de colisão de nomes, permitindo um rápido diagnóstico e correção. O "53" é utilizado como mnemônico para indicar um problema relacionado com o DNS devido ao uso da porta de rede 53 para o serviço de DNS .

Os administradores do sistema que encontrarem um erro no sistema devido a uma colisão de nomes devem seguir as seguintes etapas:

  1. Relatar o problema à ICANN »
    As instâncias em que houver uma suspeita razoável de dano grave e demonstrável como consequência de uma colisão de nomes devem ser relatadas.
  2. Leia o Guia para a identificação e atenuação de colisões de nomes para profissionais de TI (versão 1.1) [PDF, 839 KB] e implemente as medidas nele descritas.
  3. Divulgue a possibilidade de ocorrência e atenuação de colisões de nomes em seu círculo profissional.

FIM

Recursos para operadores de registro

A estrutura para a gestão de ocorrências de colisões de nomes foi criada para atenuar o impacto das colisões de nomes no sistema de nomes de domínio (DNS). Ela exige que os operadores de registro implementem uma interrupção controlada por um período de 90 dias para alertar os administradores do sistema de que pode haver um problema na rede e para ter um recurso de resposta a emergências em vigor. Os materiais abaixo são recursos informativos úteis para os operadores sobre esta e outras questões relacionadas com a colisão de nomes.

FIM

Função da ICANN na solução das colisões de nomes

É improvável que as colisões de nomes de domínios afetem uma quantidade significativa de operadores de redes corporativas ou usuários da Internet. No entanto, a ICANN considera essencial fazer tudo o que estiver a seu alcance para minimizar o possível impacto e oferecer um aconselhamento claro para lidar com essa questão. Abaixo, é apresentada a visão geral das medidas que a ICANN tomou, em parceria com a comunidade da Internet, para solucionar a colisão de nomes. Uma lista detalhada de informações e publicações referentes à colisão de nomes desde 2010 está disponível na seção Arquivo desta página da Web.

FIM

Arquivo

Documento: "Relatório final da fase um sobre a atenuação de riscos de colisões de espaços de nomes do DNS " [PDF, 392 KB]
Data de publicação: 10 de junho de 2014
A ICANN publicou o relatório final "Atenuação de riscos de colisões de espaços de nomes do DNS, fase um" da JAS Global Advisors ("JAS").

Documento: comentários do SSAC sobre a versão preliminar do relatório da fase um da JAS [PDF, 306 KB]
Data de publicação: 6 de junho de 2014
O comitê consultivo de estabilidade e segurança da ICANN emitiu comentários sobre a versão preliminar do Relatório da fase um sobre a atenuação de riscos de colisões de espaços de nomes do DNS da JAS.

Documento: Versão preliminar do "Relatório da fase um sobre a atenuação de riscos de colisões de espaços de nomes do DNS " [PDF, 322 KB]
Data de publicação: 26 de fevereiro de 2014
A ICANN publicou uma proposta de atenuação de colisões de nomes criada pela JAS Global Advisors. Foram solicitados comentários públicos sobre essa proposta.

Comunicado: Relatório independente identifica uma possível maneira de avançar na atenuação de colisões de nomes de domínio
Data de publicação: 26 de fevereiro de 2014
Um relatório independente encomendado pela ICANN, Atenuação de riscos de colisões de espaços de nomes do DNS, ofereceu um conjunto de recomendações concretas sobre como atenuar os possíveis riscos de colisões de nomes de domínio.

Comunicado à imprensa: ICANN emite um parecer aos profissionais de TI sobre a identificação e atenuação de colisões de nomes
Data de publicação: 6 de dezembro de 2013
Uma explicação geral do relatório (acima) para profissionais de TI e de por que ele é necessário.

FIM

Publicação em blog: Gestão de ocorrências de colisões de nomes
Data de publicação: 6 de dezembro de 2013
O vice-presidente de segurança e coordenação de ICT da ICANN, Dave Piscitello, fornece mais informações sobre o relatório "Identificação e atenuação de colisões de nomes para profissionais de TI" e recomenda uma solução para resolver esse problema na raiz.

Documento: Guia para a identificação e atenuação de colisões de nomes para profissionais de TI (versão 1.0) [PDF, 475 KB]
Data de publicação: 5 de dezembro de 2013
Voltado para os profissionais de TI cujas redes podem ser afetadas por colisões de nomes, este relatório [versão 1] fornece amplas informações sobre as causas e possíveis efeitos e oferece orientações sobre como e quando realizar ações de atenuação.

FIM

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."