Skip to main content
Resources

Serviços de IDNs (Nomes de Domínio Internacionalizados)

Esta página também está disponível em:

Os operadores de registro que quiserem adicionar, modificar ou remover o Serviço de IDNs (Internationalized Domain Names, Nomes de Domínio Internacionalizados) de um contrato de registro ou atualizar tabelas de IDNs já aprovadas poderão utilizar os seguintes serviços:

  • Serviço de IDNs: adição, modificação ou remoção
    Os operadores de registro podem oferecer IDNs, contanto que o serviço de IDNs seja refletido no Anexo A do seu RA (Registry Agreement, Contrato de Registro). A solicitação de Serviço de IDNs deve ser usada para adicionar, modificar ou remover um serviço de IDNs (por exemplo, idiomas e escritas oferecidas) no ou do seu RA. As etapas abaixo estão de acordo com a RSEP (Registry Services Evaluation Policy, Política de Avaliação de Serviços de Registro) e utilizam o texto padrão de autorização pré-aprovado.
  • Tabelas de IDNs: atualização e publicação
    Este serviço disponibiliza aos operadores de registro um mecanismo para atualizar tabelas de IDNs já aprovadas e refletir as tabelas incluídas no Repositório da IANA, conforme exigido na Seção 1.4 da Especificação 6 do RA. A ICANN também estabeleceu um processo semelhante para provedores de serviços de registro enviarem tabelas atualizadas em nome dos operadores de registro. Este serviço pode ser utilizado para um ou mais TLDs.

As instruções gerais para enviar uma solicitação para qualquer um desses serviços são mostradas abaixo. Para apoiar a revisão da Organização ICANN, os operadores de registro e os provedores de serviços de registro são incentivados a incorporar soluções apresentadas na Referência de LGRs (Label Generation Rules, Regras de Geração de Etiquetas) nas tabelas de IDNs enviadas, uma vez que essas LGRs já foram revisadas no que diz respeito à segurança e à estabilidade. Além disso, a Organização ICANN desenvolveu uma Ferramenta de Revisão de Tabelas de IDNs que permite aos usuários comparar facilmente suas tabelas de IDNs com a referência de LGRs relevantes. Os relatórios produzidos pela Ferramenta de Revisão de Tabelas de IDNs podem ser consultados para resolver qualquer problema com as tabelas de IDNs antes de enviá-las para a revisão da Organização ICANN.

Mais informações sobre os recursos "Serviço de IDNs: adição, modificação ou remoção" e "Tabelas de IDNs: atualização e publicação" estão disponíveis no Guia de Solicitações de Serviço de IDNs. Dúvidas sobre esses serviços podem ser sanadas abrindo um caso de Consulta Geral no Naming Services portal ou enviando um e-mail para globalsupport@icann.org.

Serviço de IDNs: adição, modificação ou remoção

Os operadores de registro podem oferecer IDNs, contanto que o serviço de IDNs seja refletido no Anexo A do RA. A Organização ICANN criou um processo de solicitação de Serviço de IDNs para os operadores de registro de gTLDs poderem adicionar, modificar ou remover um serviço de IDNs (por exemplo, idiomas e escritas oferecidas) no ou do seu RA. As etapas abaixo destacam o processo usado para iniciar uma solicitação de Serviço de IDNs.

Antes de enviar: use a Ferramenta de Revisão de Tabelas de IDNs para revisar as tabelas de IDNs e resolver os problemas identificados antes do envio.

O serviço de Adição, Modificação ou Remoção inclui três (3) etapas principais:

  1. Enviar uma solicitação de "Serviço de IDNs - adição, modificação ou remoção" pelo Naming Services portal – siga as etapas para (a) confirmar o tipo de solicitação, (b) fornecer as tabelas de IDNs relevantes e informações de referência, (c) esclarecer possíveis preocupações relacionadas à segurança, à estabilidade ou à concorrência e se os atuais registros serão afetados pela alteração no serviço de IDNs e (d) apresentar informações de signatários (contato com a autoridade responsável por executar um aditamento no RA).
  2. Revisão da ICANN – a Organização ICANN avalia a solicitação para garantir que as informações enviadas estão completas e determina se há problemas significativos de segurança, estabilidade ou concorrência que devam ser alertados para o operador de registro.
  3. Determinação e processamento final – mediante a aprovação, a Organização ICANN iniciará o processo de autorização (para executar um aditamento no RA ou emitir uma carta de liberação de implantação) e facilitará as atualizações nas tabelas de IDNs com a IANA.

Links para o texto de aditamento no RA:

Atenção: esses modelos também serão usados ao adicionar ou remover um idioma/escrita.

Tabelas de IDNs: atualização e publicação

As etapas a seguir destacam o processo usado para iniciar solicitações de atualização em tabelas de IDNs já aprovadas no Repositório da IANA. Se a solicitação exigir um aditamento no RA, uma solicitação de Serviço de IDNs: adição, modificação ou remoção deverá ser enviada.

Antes de enviar: use a Ferramenta de Revisão de Tabelas de IDNs para revisar as tabelas de IDNs e resolver os problemas identificados antes do envio.

O serviço de Publicação e Atualização inclui três (3) etapas principais:

  1. Enviar a solicitação
    1. Operadores de registro – enviam uma solicitação de serviço de Tabelas de IDNs: atualização e publicação pelo Naming Services portal. Siga as etapas para (a) fornecer as tabelas de IDNs relevantes e informações de referência e (b) esclarecer possíveis preocupações relacionadas à segurança e à estabilidade e se os atuais registros serão afetados pela implementação das tabelas de IDNs enviadas.
    2. Provedores de serviços de registro – em nome de um ou mais dos seus gTLDs, enviam a solicitação para atualizar as tabelas de IDNs para o e-mail globalsupport@icann.org. Siga as etapas definidas no Guia de Solicitações de Serviço de IDNs. Inclua uma carta de apresentação, informações de referência e as tabelas de IDNs.
  2. Revisão das Tabelas de IDNs – a Organização ICANN avalia a solicitação para garantir que as informações enviadas estão completas e determina se há problemas significativos de segurança ou estabilidade que devam ser alertados para o operador de registro.
  3. Processamento final – a Organização ICANN facilitará a publicação das atualizações nas tabelas de IDNs com a IANA.

Recursos:

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."