Skip to main content
Resources

Como posso participar?

Respondendo à pergunta Notícias da atualidade?, elaboramos uma lista com vários recursos, incluindo a página web de comentário público, o blog da ICANN e os locais de reuniões.

Essas páginas também permitem a interação direta e imediata com os processos da ICANN. Cada caixa de comentário público fornece o link para um endereço de e-mail ao qual seus comentários serão enviados diretamente pelo fórum de comentário público. Todos os comentários serão revisados pela equipe da ICANN e incluídos em um resumo e uma análise após o encerramento do fórum. Esse resumo será enviado ao órgão em questão e será solicitado que o órgão se refira explicitamente a ele nas discussões subsequentes.

O blog permite que qualquer um defenda sua opinião em resposta a uma publicação escrevendo diretamente ao autor ou à organização (e, na maioria dos casos, receber uma resposta rápida). Portanto, se quiser expressar sua opinião sobre um comentário ou chamar a atenção da ICANN para algo que possa ter passado despercebido, esse é um canal direto para o processo.

Se você prefere dizer o que pensa no mundo real, as reuniões da ICANN são gratuitas e abertas para todos. Em cada reunião da ICANN há uma sessão do Fórum Público especificamente reservada para qualquer um que deseje levantar uma questão. Basta ir ao microfone e falar diretamente com os membros da Diretoria e com os demais integrantes da Comunidade da ICANN. A grande maioria das outras reuniões também é aberta e frequentemente recebe membros novos e interessados.

Se quiser participar de uma reunião da ICANN, mas o orçamento for um problema, a ICANN tem um Programa de Fellowship que cobre os custos de aproximadamente 25 pessoas em cada reunião. Para obter mais detalhes sobre esse programa e como se inscrever, clique aqui.

Você nem precisa estar fisicamente na reunião para que sua voz seja ouvida. Cada reunião tem seu próprio site interativo que fornece uma página web para cada sessão durante a semana de reuniões. Essas páginas contêm os links relevantes de todos os serviços de participação remotos fornecidos, incluindo apresentações, transmissões de áudio e vídeo e transcrições em tempo real (se disponível). Durante as reuniões públicas que também são abertas para comentários, as perguntas e os comentários de participantes remotos são revisados por alguém na sala de bate-papo e lidas em voz alta para todos na reunião.

Organizações de Apoio e Comitês Consultivos

Se deseja participar mais ativamente na elaboração de documentos, em vez de comentar sobre os resultados dos trabalhos de outros, a solução é unir-se a uma das Organizações de Apoio ou Comitês Consultivos da ICANN.

Existem várias organizações e comitês (veja a estrutura completa aqui) e você pode se unir à que tem mais afinidade com sua contribuição, seja como um ISP, uma empresa não comercial ou apenas um membro do público. Os outros membros ajudarão a explicar como a ICANN funciona e de que forma obter o máximo de sua contribuição.

Exitem três Organizações de Apoio e quatro Comitês Consultivos. Cada um deles é explicado abaixo com links para seus respectivos sites, onde você poderá saber mais sobre como participar:


GNSO (GENERIC NAMES SUPPORTING ORGANIZATION)


A GNSO é a principal entidade que define a política da ICANN e é constituída por quatro grupos principais: registos centrais (empresas que gerem domínios de topo (gTLDs), tais como a VeriSign para os dot-com ou Afilias para os dot-info); fornecedores de serviços (empresas que comercializam registos de domínios particulares como, por exemplo, icann.org); utilizadores comerciais da Internet e utilizadores não comerciais da Internet.

A GNSO está a sofrer actualmente alterações significativas no decurso de um extenso processo de análise independente. Por este motivo, as informações abaixo apresentadas poderão estar desactualizadas, pelo que deverá consultar o sítio da Web da GNSO para obter as mais recentes informações sobre qual a entidade que é mais adequada aos seus interesses.




Grupo de Utilizadores Comerciais e Empresas (sítio da Web externo)

O grupo das empresas dá voz aos utilizadores empresarias da Internet no âmbito da ICANN. Poderá obter mais informações sobre como aderir no sítio da Web deste grupo, onde poderá igualmente seguir o trabalho desenvolvido. São aplicáveis taxas de filiação, entre os €160 aos €1.000 em 2009.




Grupo de Utilizadores Não Comerciais (sítio da Web externo)

O grupo de utilizadores não comerciais é a sede dos indivíduos e organizações da sociedade civil no âmbito da ICANN. O preenchimento do formulário de candidatura online para adesão está reservado a utilizadores organizações não comerciais. As taxas de filiação em 2009 são $50 ou $100, dependendo da dimensão da sua organização. Existe ainda uma opção de renúncia ou redução da taxa. O trabalho da NCUC pode ser acompanhado no respectivo sítio da Web.




Grupo de Registos Centrais de gTLDs (sítio da Web externo)

O grupo de registos centrais representa os responsáveis pelos registos centrais de TLDs. Para aderir, tem de ser um registo central com contrato celebrado com a ICANN, sendo as reuniões de membros bi-semanais.




Grupo de Fornecedores de Serviços (sítio da Web externo)

O grupo de fornecedores de serviços representa as empresas que registam os domínios em nome dos utilizadores da Internet, sujeito a uma taxa. Para aderir, é necessário ser fornecedor de serviços acreditado junto da ICANN. Existe uma taxa anual de filiação de $500 (a contar de Agosto de 2009). Para obter mais informações sobre como aderir consulte o sítio da Web do grupo.




Grupo de Propriedade Intelectual (sítio da Web externo)

O IPC representa os interesses de propriedade intelectual no âmbito da ICANN. A adesão está reservada a organizações de propriedade intelectual internacionais ou nacionais, empresas com interesse demonstrado em questões relacionadas com propriedade intelectual ou indivíduos com interesse demonstrado na protecção da propriedade intelectual. Cada grupo tem o seus próprio formulário de candidatura e as taxas variam entre $75 e $900 (a contar de Agosto de 2009) dependendo do grupo a que pertence.




Grupo de Fornecedores de Ligação e Serviço de Internet (sítio da Web externo)

O ISPCP representa os fornecedores de conectividade e serviços de Internet e o utilizador tem de ser um ISP ou fornecedor de conectividade e ter ainda um acordo de participação regular no âmbito da ISPCP. Os candidatos deverão enviar uma mensagem de correio electrónico ao secretariado descrevendo as suas credenciais. As declarações, notas e minutas das reuniões podem ser consultadas no sítio da Web do ISPCP.

ALAC (AT LARGE ADVISORY COMMITTEE)


A ALAC é a entidade que representa os interesse de utilizadores individuais da Internet no âmbito da ICANN.

Os utilizadores globais são representados através de pequenos grupo espontâneos designados por ALSes (estruturas globais) que fazem, eles próprios, parte de RALOs (Regional At Large Organizations).

Qualquer grupo que apoie a capacidade dos indivíduos de partilhar a sua opinião sobre questões relacionadas com a ICANN, e que satisfaça alguns requisitos poderá registar-se como estrutura global. Seguem-se alguns exemplos: grupos profissionais; organizações académicas e de investigação; grupos de ligação à comunidade; grupos de defesa do consumidor; capítulo de Internet Society; organizações de utilizadores de computador e grupos da sociedade civil na Internet. Não requer candidatura nem taxa de filiação.

Está disponível informação adicional sobre o processo de candidatura, incluindo formulários de candidatura no sítio da Web At Large.

As RALOs têm também os seus próprios sítios da Web regionais (sítios da Web externos):

África | Ásia-Pacífico | Europa | América Latina | América do Norte



ccNSO (COUNTRY CODE NAMES SUPPORTING ORGANIZATION)


A ccNSO representa os gestores dos domínios de topo com código de país (ccTLDs), tais como o registo central de dot-uk na Inglaterra ou o registo central de dot-de na Alemanha. Para aderir terá de ser gestor de um ccTLD. Em caso afirmativo, encontra-se disponível um formulário de candidatura online. A filiação é gratuita. Pode acompanhar o trabalho da ccNSO através do respectivo sítio da Web, por exemplo, através das minutas do Conselho.



GAC (GOVERNMENTAL ADVISORY COMMITTEE)


A GAC representa governos e organizações governamentais. Terá de ser um representante formalmente reconhecido de um governo ou organização internacional para se tornar membro. Para mais informações, envie uma mensagem de correio electrónico ao secretariado da GAC.



ASO (ADDRESS SUPPORTING ORGANIZATION)


A ASO representa os Registos Centrais de Internet Regional (RIRs) – empresas que superintendem a atribuição de recursos de número de Internet em determinadas regiões geográficas. Terá de ser uma RIR para aderir à ASO. Contudo, pode acompanhar o trabalho desta organização online através das listas de publicidade postal.



SSAC (SECURITY AND STABILITY ADVISORY COMMITTEE)


A SSAC aconselha a comunidade e Conselho Executivo da ICANN sobre assuntos relacionados com a segurança e a integridade dos sistemas de atribuição de endereços e nomenclatura da Internet. É uma organização com membros por convite. A SSAC produz relatórios e aconselhamento sobre aspectos técnicos relativos à segurança e estabilidade da Internet.



Se se interessa pela Internet e respectiva evolução, a sua voz só será ouvida se se envolver. Por este motivo, não deixe de explorar as diferentes formas de interacção disponíveis no âmbito da ICANN. Aguardamos com expectativa a sua intervenção.

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."