ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Os critérios sobre o Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão no WHOIS (ARS) são atualizados para incluir critérios comprovar a operabilidade

22 September 2015

22 de setembro de 2015 - Hoje, a ICANN publicou uma versão atualizada dos critérios para testes do Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão (ARS - Accuracy Reporting System) do WHOIS. A versão atualizada inclui tanto os critérios sintáticos como os critérios de operabilidade (operacionais) para verificar a exatidão de endereços de e-mail, números de telefone e endereços postais nos registros do WHOIS. Esses critérios serão utilizados para a Fase 2 do ARS do WHOIS, atualmente em andamento. O primeiro relatório da Fase 2, que vai fornecer estimativas sobre a exatidão na sintaxe e na operabilidade dos registros wHOIS no espaço de gTLDs, será publicado em dezembro de 2015.

Veja os critérios atualizados.

Histórico

A ICANN revisa o Programa do WHOIS a cada três anos como parte de sua Afirmação de Compromissos (AoC). Em 8 de novembro de 2012, a Diretoria da ICANN aprovou uma série de melhorias na maneira em que a ICANN faz sua supervisão do Programa WHOIS com base nas recomendações feitas pela Equipe de Revisão do WHOIS 2012. Como parte dessas melhorias, a ICANN se comprometeu a identificar proativamente dados de contato do WHOIS de gTLDs potencialmente inexatos e a remeter esses registros aos registradores para sua pesquisa e acompanhamento. Para essas tarefas, a ICANN iniciou a elaboração de um Sistema de Notificação de Questões de Exatidão do WHOIS. Durante todo o processo de elaboração, a ICANN consultou à comunidade e colaborou com ela.

O intuito do sistema ARS é produzir melhorias ao longo do tempo no nível de exatidão dos dados do WHOIS, que serão examinados em relatórios ARS posteriores. O relatório Fase 1, que esteve focado exclusivamente na sintaxe dos registros do WHOIS, foi publicado em agosto de 2015.