ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A ICANN oferece informação atualizada sobre a análise do processo de avaliação de prioridades da comunidade.

2 June 2017

LOS ANGELES – 2 de junho de 2017 – A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) publicou hoje informações atualizadas sobre a análise do processo de avaliação de prioridades da comunidade (CPE - Community Priority Evaluation).

A Avaliação de Prioridades da Comunidade é um método para resolver contenciosos de cadeias de caracteres. O método está descrito na seção 4.2 do Guia do Solicitante (Applicant Guidebook - AGB). A avaliação define se as solicitações da comunidade devem ser consideradas prioritárias e se eliminam todas as solicitações feitas por solicitantes que não pertencem à comunidade no conjunto de contenciosos, bem como por outros solicitantes da comunidade que não resultaram vencedores. Na avaliação CPE, a solicitação é avaliada segundo os quatro critérios a seguir: Estabelecimento da comunidade; nexo entre uma cadeia de caracteres proposta e a comunidade; políticas de registro e endosso da comunidade. As avaliações foram feitas pela Economist Intelligence Unit (EIU). A EIU foi selecionada para esta função porque oferece serviços de inteligência empresarial de primeiro nível, fornecendo análises políticas, econômicas e de políticas públicas a empresas, governos e organizações no mundo todo.

Em momentos diferentes da implementação do programa de novos gTLDs, a Diretoria da ICANN tem considerado aspectos do processo de CPE, incluindo algumas questões de preocupação levantadas por alguns candidatos sobre o processo. Em 17 de setembro de 2016, a Diretoria da ICANN indicou ao presidente e CEO, ou a seus representantes, que procedesse a fazer uma revisão do processo em que a ICANN interagiu com o provedor da avaliação CPE. Na sua carta de 26 de abril de 2017 às partes envolvidas [PDF, 405 KB], Chris Disspain, presidente do Comitê de Governança da Diretoria, ofereceu mais informações sobre o escopo e o status da revisão. A seguir, mais informações sobre a revisão bem como do status atual da revisão do processo da avaliação CPE.