Skip to main content

Aprovada implementação da maior expansão da Internet

Esta página também está disponível em:

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Paris, França: Hoje a Diretoria da ICANN aprovou uma recomendação que permite introduzir uma variedade enorme de novos nomes no sistema de endereços da Internet.

“Hoje a Diretoria aceitou uma recomendação de pessoas do mundo todo envolvidas na Internet, que prevê a introdução de muitos novos nomes na Internet e abre caminho para a expansão da variedade de opções e de oportunidades em nomes de domínio”, disse o Dr. Paul Twomey, Presidente e CEO da ICANN.

A Diretoria da ICANN precisa aprovar a versão final do plano de implementação antes de iniciar o novo processo. O objetivo é que a versão final seja publicada no início de 2009.

“O potencial aqui é imenso. Isso significa uma maneira inteiramente nova para que as pessoas se expressem na rede”, disse o Dr. Twomey. “É um aumento maciço no patrimônio da Internet”.

No momento, os usuários têm uma lista limitada de 21 domínios de primeiro nível para escolher – nomes com os quais todos nós estamos familiarizados, como .com, .org e .info.

Essa proposta permite que os interessados em novos nomes definam o nome de seu domínio de acordo com o que for mais adequado aos seus clientes ou que tenha maior potencial de mercado. A expectativa é que os candidatos se interessem por nomes que indiquem uma comunidade específica, como o domínio (já existente) .travel para o setor turístico, e .cat para a comunidade catalã (além de seqüências genéricas, como .nomedamarca ou .seunomeaqui). Já existem consórcios interessados em criar domínios de primeiro nível para cidades, como .nyc (para New York City), .berlin ou .paris.

“Uma das perspectivas mais interessantes à nossa frente é que também estamos planejando expandir o sistema com extensões em diversos idiomas do mundo”, disse Peter Dengate Thrush, o presidente da Diretoria da ICANN. “Isso será muito importante para o futuro da Internet na Ásia, no Oriente Médio, na Europa Oriental e na Rússia”. O sistema atual só permite 37 caracteres latinos.

Após a aprovação do plano de implementação, estima-se que os requerimentos para novos nomes estarão disponíveis no segundo trimestre de 2009.

Perguntas freqüentes sobre o processo:

1. Vocês estão vendendo esses novos nomes?

A ICANN não está “vendendo” novos nomes de domínio de primeiro nível. Haverá um período limitado para requerimentos, durante o qual qualquer entidade estabelecida em qualquer lugar do mundo poderá enviar um requerimento, que passará por um processo de avaliação. A previsão é que haverá outras rodadas relativamente pouco tempo depois da primeira rodada de requerimentos.

2. Como impedir que outros registrem o nome da minha marca?

Marcas registradas não serão automaticamente reservadas, mas haverá um mecanismo baseado em objeções para proprietários de marcas, com o qual se analisarão seus argumentos para proteção.

3. Como essa proposta surgiu?

A ICANN tem um processo normativo que conta com a participação de todos os interessados e serviu como base para o processo. Ele envolveu consultas ao setor de nomes de domínio, advogados de marcas registradas, o setor de negócios, usuários, governos e técnicos.

4. Como se evitarão nomes ofensivos?

Nomes ofensivos estarão sujeitos a um processo baseado em objeções, segundo a moral e ordem pública. O processo será conduzido por um órgão internacional de arbitragem, que utilizará critérios baseados em vários tratados internacionais. A ICANN não tomará posição quanto a essas objeções.

5. Quando tudo isso acontecerá?

A ICANN está se preparando para receber os primeiros requerimentos no segundo trimestre de 2009.

Sobre a ICANN:

A ICANN é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, como nomes de domínio (por exemplo, .org, .museum e códigos de países, como .uk) e os endereços usados em vários protocolos da Internet que ajudam os computadores a se comunicarem pela Internet. A administração cuidadosa desses recursos é vital para a operação da Internet, de modo que os participantes globais da ICANN se reúnem periodicamente para elaborar políticas que garantam a continuidade da segurança e estabilidade da Internet. A ICANN é uma entidade internacional sem fins lucrativos em benefício público. Para mais informações, visite: http://www.icann.org/.

Contatos com a imprensa:

Jason Keenan
Assessor de imprensa, ICANN (EUA)
Tel.: +1 310 382 4004
E-mail: jason.keenan@icann.org

Internacional: Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel: +44 7921 588 770


More Announcements
Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."