ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Diretrizes para a elaboração de Regras de Geração de Rótulos específicas para Escritas (LGRs) para a Zona-Raiz

27 April 2015

A ICANN está lançando uma série de documentos que apresentam um apanhado das tarefas de um Painel de Geração bem como mais outras orientações e diretrizes. Eles compreendem:

  • Diretrizes [PDF, 359 KB] e Considerações [PDF, 187 KB] para elaborar normas de geração de rótulos específicas para escritas (LGR - Label Generation Rules) para integração na zona-raiz,
  • Um resumo dos Requerimentos [PDF, 624 KB] sobre formato e conteúdos para encaminhamento de propostas de LGR.

O apanhado e as diretrizes estão baseados na prescrição no Procedimento para elaborar e manter Regras de Geração de Rótulos (LGR) para a Zona-Raiz respeito de Rótulos de IDN [PDF, 772 KB] (o Procedimento); eles não suplantam o Procedimento como a definição de autoridade do processo para elaborar e manter um conjunto de regras de geração de rótulos para a Zona Raiz. Em lugar disso, pretendem fornecer orientação prática bem como um apanhado focalizado das tarefas envolvidas em criar uma LGR de uma única escrita para integração no LGR da Zona Raiz.

A medida que os primeiros Painéis de Gerações tinham se formado e começado a assumir seu trabalho conforme o Procedimento, uma serie de questões foram levantadas que exigiram mais esclarecimento bem como sugeriram a necessidade de explicar algumas das disposições do Procedimento. Com esse objetivo, o apanhado e os documentos de orientação visam fornecer um resumo mínimo das tarefas de um Painel de Geração conjuntamente com orientações práticas sobre como melhor realizá-las. Estão concebidos como complemento e ajuda para a leitura do Procedimento que, de outra forma, permanece como a descrição oficial do processo.

O resultado do trabalho de um Painel de Geração é um conjunto de Regras de Geração de Rótulos (LGR) para uma escrita determinada (ou múltiplas LGRs caso o painel trabalhar em mais de uma escrita). Deverão ser publicadas para comentários públicos e finalmente remetidas ao Painel de Integração para a revisão e integração com as LGRs de Zona-Raiz. Para facilitar a revisão, o Painel de Integração publicou um documento que descreve o formato e a organização esperados de uma proposta de LGRs, e espera-se que os Painéis de Geração encaminhem propostas de LGRs que observem esses Requisitos [PDF, 624 KB]. Incluem, em particular, mais detalhes sobre como criar uma especificação formal de um LGR usando o Formato XML para representar Regras de Geração de Rótulos.

Finalmente, as Orientações [PDF, 359 KB] coletam em um único lugar um conjunto de referências a vários documentos técnicos que os Painéis de Geração poderiam ter que consultar para seu trabalho.

As diretrizes e os documentos associados são: