Skip to main content

Fórum público: Plano preliminar para instituição do processo rápido para introduzir ccTLDs com IDNs

Esta página também está disponível em:

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

A ICANN tem o prazer de oferecer o “Plano preliminar para a instituição do processo rápido de introdução de ccTLDs com IDNs” para discussões do público. O plano preliminar encontra-se aqui [PDF, 297K].

O processo rápido para IDNs é um mecanismo recomendado pelo Grupo de trabalho para IDNC, cujo propósito é a introdução de um número limitado de IDNs não-controvertidos em ccTLD associados aos códigos de duas letras da lista ISO 3166-1, para assim atender a demanda de curto prazo, enquanto se define uma política geral para ccTLDs com IDNs.

Durante a assembléia da ICANN em Paris (junho de 2008), o grupo de trabalho para IDNC apresentou seu relatório final à Diretoria da ICANN, incluindo declarações do GAC e da ccNSO sobre a metodologia proposta para introduzir um número limitado de ccTLDs com IDNs. Em sua reunião em Paris, a Diretoria da ICANN

Resolveu (2008.06.26.04 que a Diretoria agradece aos membros do GT para IDNC por concluírem dentro do prazo a tarefa da qual foram encarregados.

Resolve-se (2008.06.26.05) que a Diretoria encarrega a equipe operacional de: (1) publicar o relatório final do GT para IDNC WG a fim de que o público o comente; (2) iniciar o trabalho sobre problemas de implementação em consulta às partes interessadas; e (3) apresentar à Diretoria um relatório de implementação detalhado, que inclua uma lista de todos os assuntos pendentes, antes da assembléia da ICANN no Cairo em novembro de 2008.

Em seguida, a equipe da ICANN divulgou o relatório final do GT para IDNC para comentários do público e iniciou o trabalho de implementação, conforme se determinara. Para que a comunidade tenha uma visão geral das medidas que a equipe tomará para implantar as sugestões enviadas, apresentamos aqui [PDF, 269K] um panorama completo dos comentários recebidos e um documento com as considerações da equipe sobre os comentários. Como parte do processo de implementação, a equipe também enviou cartas às autoridades públicas relevantes e aos administradores de ccTLDs para saber qual é o seu interesse em participar do processo de introdução rápida. A ICANN ainda está recebendo respostas a essas cartas, e divulgará um relatório a respeito antes da reunião da ICANN no Cairo, Egito (novembro de 2008).

O “Plano preliminar de implementação” oferece um roteiro e vários detalhes sobre o processo de introdução rápida. O plano é dividido em módulos, que mais tarde serão detalhados e complementados para o processo de introdução rápida de ccTLDs com IDNs. Os módulos são os seguintes:

Módulo 1: Introdução geral e dados históricos

Módulo 2: Requisitos de qualificação para o processo rápido

Módulo 3: Critérios e exigências para seqüências de DPNs

Módulo 4: Considerações do comitê técnico

Módulo 5: Processo de solicitação e avaliação das medidas para implementação rápida

Módulo 6: Processo de delegação de DPNs

Módulo 7: Discussão de tópicos adicionais

O “Plano preliminar de implementação” inclui alguns assuntos em aberto que serão re-elaborados ao longo de outras consultas à comunidade, e isso precisa ser resolvido para que concluamos a implementação. Esses tópicos são descritos no Módulo 7. A equipe da ICANN espera continuar a discussão desses assuntos durante e depois da assembléia da ICANN no Cairo, Egito, de 1 a 7 de novembro de 2008.

Envie seu comentário sobre o plano preliminar de implementação por e-mail para ft-implementation@icann.org. Publicaremos um arquivo com todos os comentários recebidos em http://forum.icann.org/lists/ft-implementation/.

Links relacionados:

Fórum público: http://www.icann.org/en/public-comment/public-comment-200812.html#plan-idn-cctlds

Plano para implementação rápida:: http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/idn-cctld-implementation-plan-23oct08-en.pdf [PDF, 297K]

Relatório final do grupo de trabalho (com comentários do público): http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/staff-considerations-idnc-wg-final-report-23oct08-en.pdf [PDF, 269K]

Página sobre o processo de implementação rápida: http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/


More Announcements
Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."