ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atividades e responsabilidades do NomCom

18 June 2008

 

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Em geral, o cronograma das atividades do NomCom é feito de “trás para frente” a partir da assembléia anual da ICANN, por causa de uma exigência dos estatutos, a qual estabelece que os candidatos escolhidos pelo NomCom sejam anunciados um mês antes dessa assembléia anual.

Para que os candidatos compreendam melhor as responsabilidades e o tempo que serão exigidos do presidente do NomCom, apresentamos a seguir uma lista de tarefas relacionadas ao trabalho do NomCom, começando com a indicação do seu presidente e o anúncio dos candidatos selecionados. Mesmo que a tabela abaixo não indique a maioria das datas específicas de 2008, ela pretende apresentar um quadro geral das diversas atividades do Comitê e, quando for o caso, o tempo médio necessário para cada atividade. Como referência, depois da tabela indicamos as datas e prazos reais de algumas tarefas do NomCom iniciadas no final de 2007 e que serão concluídas em 2008.

No.

Prazo

Tarefa

1

 

Indicação do presidente pela Diretoria da ICANN (observe-se que o presidente do NomCom anterior permanece no comitê como membro não-votante e assessor especial do novo presidente).

2

 

A critério exclusivo do presidente, este poderá indicar um vice-presidente não-votante que servirá durante todo ou parte do mandato do presidente. O vice-presidente não pode ser alguém que já é membro do mesmo NomCom. O vice-presidente deverá auxiliar o presidente no desempenho dos seus deveres, mas não o substituirá temporária ou definitivamente.

3

6 – 8 semanas

O presidente escreve aos grupos constituintes, solicitando que sugiram os seus candidatos e depois acompanha as propostas, com auxílio do vice-presidente

4

 

Formação do NomCom.

5

 

Teleconferências administrativas – são realizadas ao longo de toda vigência do NomCom e em geral são convocadas pelo presidente conforme a necessidade para concluir documentos, discutir processos, esclarecer informações, etc.

6

O ideal é realizar essa reunião após a assembléia anual, em geral imediatamente após o encerramento da assembléia.

Primeira reunião ao vivo – até agora, em geral essa reunião tem tido dois dias de duração e seu propósito é começar a entrar em contato com a comunidade da ICANN, informar e envolver os membros do NomCom que até então não haviam comparecido a um encontro da ICANN ou que ainda não serviram no NomCom, para que os membros se conheçam, esclareçam objetivos e funções, e se preparem para o início do trabalho principal do comitê.

7

Até 3 meses

Análise de documentos – o NomCom criou uma série de documentos ao longo do tempo, e esses documentos são revistos e atualizados anualmente para registrar os cargos que estão sendo ocupados. O documento básico do NomCom é a Solicitação formal de manifestações de interesse. Entre os outros documentos estão os procedimentos do comitê, seu código de ética, as normas para conflitos de interesse, perguntas freqüentes e folhetos.

8

 

Anúncio da Solicitação formal de manifestações de interesse – publicado no site da ICANN e diversas listas de correio (no caso do ciclo de 2008, o anúncio foi publicado em 14 de dezembro de 2007).

9

A partir da data da solicitação formal até o final do período para manifestações de interesse

Divulgação – espera-se que os membros do NomCom façam o possível para encontrar e analisar os candidatos mais qualificados, e se esforcem para incentivar esses indivíduos a servirem em seus cargos. Esse compromisso com a divulgação é parte do Código de Ética aceito por todos os membros. Os membros do Comitê utilizam suas próprias redes e o comparecimento a conferências, etc., para fazer sua pesquisa. Isso acontece a partir do anúncio do pedido de manifestações de interesse até a data final para envio de material.

10

A partir do recebimento das manifestações de interesse até a segunda reunião ao vivo.

Pedido de referências – pede-se que todos os candidatos apresentem até quatro referências. Após o recebimento das manifestações de interesse, a equipe da ICANN envia os pedidos de referência a todas as pessoas citadas pelos candidatos. O NomCom só analisa o material após a resposta das pessoas indicadas.

11

 

Data final para manifestações de interesse (em 2008, a data final foi 15 de abril de 2008)

12

A partir da data final para envio de material até a segunda reunião ao vivo.

De acordo com os procedimentos do NomCom, cada membro do Comitê analisará as manifestações de interesse e referências recebidas. Os membros do NomCom são responsáveis por colher todas as informações sobre os candidatos, além de procurar referências e conhecer melhor os candidatos pelos quais são responsáveis. O NomCom de 2008 também usou os serviços da Ray & Berndtson, uma empresa de recrutamento de executivos com sede em Frankfurt, Alemanha, para entrevistar e avaliar candidatos apresentados pelo NomCom. As avaliações da Ray & Berndtson serviram como ferramenta adicional para o Comitê, e não substituíram a opinião do NomCom sobre os candidatos individuais.

13

Três a quatro semanas antes da segunda reunião ao vivo.

O NomCom analisa as manifestações de interesse, referências e outras informações disponíveis sobre os candidatos, antes da reunião para seleção. O objetivo é ter um bom conhecimento de todos os candidatos e comparecer à reunião para seleção com as informações necessárias.

14

Dois ou três dias ou imediatamente após a reunião da ICANN.

Segunda reunião ao vivo – o propósito dessa reunião é selecionar uma lista de candidatos para ocupar os cargos disponíveis. O Comitê também indica candidatos alternativos, caso as circunstâncias do candidato escolhido tenham mudado.

15

Ao longo de dois ou três dias

De acordo com os procedimentos do NomCom, entrevistas por telefone ou ao vivo. O objetivo das entrevistas é obter informações adicionais sobre os candidatos e esclarecer dúvidas.

16

Até quatro semanas

Análise minuciosa – o NomCom escolhe uma empresa de RH que, juntamente com a equipe, analisará os candidatos minuciosamente. Esse processo se inicia poucos dias após a segunda reunião ao vivo.

17

Pelo menos um mês antes da assembléia anual da ICANN, se não antes

Anúncio das seleções – em conformidade com os estatutos, anunciam-se as seleções um mês antes da assembléia anual.

18

 

Os novos membros assumem seus cargos no final da assembléia anual.

Como referência, apresentamos a seguir as datas do cronograma de 2007-2008:

  • 11 de setembro de 2007 – A Diretoria da ICANN indica o presidente do NomCom.
  • 2-3 de novembro de 2007 – Primeira reunião ao vivo em Los Angeles.
  • 4 de novembro de 2007 – Comitê de Indicação de 2008 publica solicitação de manifestações de interesse para equipe de avaliação.
  • 14 de dezembro de 2007 – Comitê de Indicação de 2008 publica convite para manifestações de interesse em cargos de liderança da ICANN.
  • 15 de abril de 2008 – Final do período de indicação para 2008.
  • 27-28 de junho de 2008 – Reunião ao vivo do NomCom em Paris, França.
  • Final de julho de 2008 – relatório minucioso apresentado ao NomCom; NomCom confirma seleções.
  • Final de setembro de 2008 – anúncio das seleções para 2008.
  • Indivíduos selecionados assumem cargos no final da Assembléia Geral 2007, dia 6 de novembro de 2008 no Cairo, Egito.