ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A ICANN publica planos para a próxima renovação da chave da assinatura da chave

22 July 2016

A ICANN publicou hoje planos que detalham os processos operacionais exigidos para renovar ou substituir a Chave de Assinatura da Chave da Zona Raiz (KSK - Key Signing Key). Os planos podem ser encontrados aqui.

A KSK está constituída por um par de chaves criptografadas público-privadas. Sua parte pública serve de ponto de partida seguro para a validação das Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC). Na sua função de operadora das funções da IANA, a ICANN vai alterar a KSK atual, criada originalmente através de processos definidos em cooperação com outros parceiros da administração da Zona Raiz: a Verisign, que teve a função de manter a Zona Raiz, e a NTIA (Administração Nacional das Telecomunicações e a Informação do Departamento de Comércio dos EUA), que teve a função de administrar a Zona Raiz.

Os planos da renovação detalham os processos de implementação, monitoramento, testes e contingências projetados para manter a estabilidade operacional e diminuir o impacto da renovação da KSK sobre o usuário final. Os parceiros encarregados da administração da Zona Raiz elaboraram os planos que incorporam as recomendações da equipe de projetos [PDF, 1.01 MB] para a renovação da KSK da Zona Raiz.

Para mais informações sobre os planos e processos operacionais envolvidos na renovação da KSK, leia este blog do Diretor de Tecnologia da ICANN ou acesse o site da renovação da KSK da Zona Raiz.