ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Solicitação de ccTLD de IDN da Bulgária passa com sucesso a avaliação de cadeias

1 March 2016

A ICANN tem o prazer de anunciar a avaliação com resultados positivos da cadeia de ccTLD de IDN proposta para a Bulgária.

Para detalhes dessa avaliação efetiva, veja: http://www.icann.org/en/resources/idn/fast-track/string-evaluation-completion

O Processo de Via Expressa de ccTLDs de Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs) foi aprovado pelo Board da ICANN na sua reunião anual em Seul, Coréia do Sul, no dia 30 de outubro de 2009. As primeiras solicitações foram recebidas a partir de 16 de novembro de 2009. O processo habilita países e territórios a encaminhar solicitações à ICANN para ccTLD de IDN que representam os nomes de seu respectivo país ou território em escritas que não forem a escrita latina. Os requerentes de ccTLDs de IDNs devem cumprir com uma série de requisitos:

  • A escrita usada para representar os ccTLDs de IDNs deve ser não-latina;
  • As línguas usadas para expressar os ccTLDs de IDNs devem ser oficiais do país ou território correspondente; e
  • Deverá cumprir-se com um conjunto específico de requisitos técnicos.

Os processos de solicitação e avaliação compreendem três passos:

  • Preparação (pelo requerente no país / território): O consenso da comunidade é construído a respeito de qual ccTLDs de IDNs deve ser solicitado, como deve funcionar, e qual organização vai encarregar-se de seu funcionamento, além da preparação e coleta de todos os documentos de suporte exigidos. As solicitações são encaminhadas através de um sistema online com material adicional de suporte do processo em http://forms.icann.org/idn/apply.php.
  • Avaliação de cadeias de caracteres: As solicitações são avaliadas de acordo às exigências técnicas e linguísticas para os critérios sobre cadeia(s) de ccTLDs de IDNs descritos acima.
  • Delegação de cadeias de caracteres: As solicitações que cumprirem corretamente os critérios de avaliação de cadeias serão elegíveis para solicitar a delegação seguindo o mesmo processo usado pela ICANN IANNA para ccTLD em ASCII. Os solicitantes encaminharão solicitações de delegação de cadeias de caracteres à gerência de zona raiz da IANA: root-mgmt@iana.org.

Com este anúncio, ao todo, são 39 solicitações de países/territórios que passaram corretamente a fase de Avaliação de Cadeias. Dessas solicitações, 33 países/territórios (representados por 43 ccTLD de IDN) estão delegados na zona raiz do DNS; com os outros já prontos para candidatar-se para a delegação da cadeia ou já na fase de solicitação para a delegação da cadeia. Informação atualizada do Programa de Via Expressa de IDNs vão continuar sendo fornecida no site do Processo de Via Expressa: https://www.icann.org/resources/pages/fast-track-2012-02-25-en.

A ICANN vai continuar a aceitar solicitações para avaliar novas cadeias de caracteres para domínios de nível superior de códigos de país em línguas Não Latinas para países e territórios que cumpram os requisitos do Processo de Via Expressa. Por favor, envie um email a idncctldrequest@icann.org para quaisquer consultas sobre a participação.