ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Solicitação de ccTLD de IDN da Armênia passa com sucesso a Avaliação da Cadeia

20 November 2014

A ICANN tem o prazer de anunciar a efetiva finalização do processo de Avaliação de Cadeias da cadeia de ccTLD de IDN proposta para a Armênia.

Para detalhes dessa avaliação efetiva, veja: http://www.icann.org/en/resources/idn/fast-track/string-evaluation-completion

O Processo de Via Rápida de ccTLD de IDN (Nome de Domínio Internacionalizado) foi aprovado pelo Board da ICANN na sua reunião anual em Seul, Coréia do Sul, no dia 30 de outubro de 2009. As primeiras solicitações foram recebidas a partir de 16 de novembro de 2009. O processo habilita países e territórios a encaminhar solicitações à ICANN para ccTLD de IDN que representam os nomes de seu respectivo país ou território em escritas que não forem a escrita latina. Os requerentes de ccTLD de IDN devem cumprir com uma série de requisitos:

  • a escrita usada para representar os ccTLD de IDN deve ser não-latina;
  • as línguas usadas para expressar os ccTLD de IDN devem ser oficiais do país ou território correspondente; e
  • um conjunto específico de requisitos técnicos deve ser cumprido (conforme avaliação de um Painel de Estabilidade de DNS externo formado por especialistas em DNS e IDN).

Os processos de solicitação e avaliação compreendem três passos:

  • Preparação (pelo requerente no país / território): O consenso da comunidade é construído a respeito de qual ccTLd de IDN deve ser solicitado, como deve funcionar, e qual organização vai encarregar-se de seu funcionamento, além da preparação e coleta de todos os documentos de suporte exigidos. As solicitações são encaminhadas através de um sistema online com material adicional de suporte do processo em http://forms.icann.org/idn/apply.php.
  • Avaliação de cadeias: As solicitações são avaliadas de acordo às exigências técnicas e linguísticas para os critérios sobre cadeia(s) de ccTLD de IDN descritos acima.
  • Delegação de cadeias: As solicitações que cumprirem corretamente os critérios de avaliação de cadeias serão elegíveis para solicitar a delegação seguindo o mesmo processo usado pela ICANN IANNA para ccTLD em ASCII. Os solicitantes encaminharão solicitações de delegação de cadeias à gerência de zona raiz da IANA: root-mgmt@iana.org.

Com este anúncio, ao todo, são 35 solicitações de países/territórios que passaram corretamente a Avaliação de Cadeias. Dessas solicitações, 28 países/territórios (representados por 38 ccTLD de IDN) estão delegados na zona raiz do DNS; com os outros já prontos para candidatar-se para a delegação da cadeia ou já na fase de solicitação  para a delegação da cadeia. Os números atualizados do Programa de Via Rápida de IDN vão continuar sendo fornecidos no site do Processo de Via Rápida: https://www.icann.org/resources/pages/fast-track-2012-02-25-en.

A ICANN espera poder habilitar a disponibilidade de domínios de códigos-país não-latinos para países que cumprirem os requisitos do Processo de Via Rápida. A ICANN vai continuar aceitando solicitações para novas cadeias no Processo de Via Rápida. O apoio do pessoal fica à disposição para ajudar todos os países e territórios interessados em participar do Processo de Via Rápida. Por favor, envie um email a idncctldrequests@icann.org para quaisquer consultas sobre a participação.