ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Avanços da comunidade chinesa a respeito de TLDs em chinês - Painel de Geração de Formulários para Regras de Geração de Rótulos de Zona Raiz (LGR)

24 September 2014

A ICANN tem o prazer de anunciar que o Painel de Geração para Regras de Geração de Rótulos de Zona Raiz de Escrita Chinesa (LGR) tem se reunido.

Depois da chamada para Painéis de Geração para elaborar Regras de Geração de Rótulos de Zona Raiz Call for Generation Panels to Develop Root Zone Label Generation Rules publicada no dia 11 de julho de 2013, a comunidade de escrita chinesa elaborou e remeteu à ICANN, no dia 27 de agosto de 2014, a Proposta para o Painel de Geração para as Regras de Geração de Rótulos em Chinês (Proposta [PDF, 235 KB] Apêndice A [PDF, 167 KB]). O pessoal da ICANN revisou a proposta, que incluía a composição e o escopo do painel, para garantir que os requisitos estipulados na Chamada de Painéis de Geração para elaborar Regras de Geração de Rótulos de Zona Raiz LGR Procedure [PDF, 772 KB], e, em particular, os critérios estipulados em Call for Generation Panels to Develop Root Zone Label Generation Rules, fossem satisfeitos.

Em nome da ICANN, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer a cada um dos membros por ter oferecido seu tempo e experiência para trabalhar voluntariamente no Painel de Geração de Escrita Chinesa.

Com a composição do grupo e o plano de trabalho aprovados, o Painel de Geração de Escrita Chinesa vai começar a trabalhar nas regras de geração de rótulos. De acordo ao Procedimento de LGRs LGR Procedure [PDF, 772 KB], o ponto de início de todo trabalho feito por algum Painel de Geração é o Repertório de Início Máximo Maximal Starting Repertoire (MSR1) publicado no dia 20 de junho de 2014. A especificação completa das tarefas do Painel de Geração pode ser consultada no Procedimento de LGR LGR Procedure [PDF, 772 KB] em particular, Seção B.3 "Procedimento de Geração de Regras Variantes – Variant Rule Generation Procedure".

A ICANN vai fornecer um espaço de trabalho de localização pública central no site do projeto project website onde serão incluídas a composição do Painel de Geração de Escrita em Chinês, as atualizações do plano de trabalho, os relatórios públicos, os detalhes de contato e quaisquer outras informações pertinentes.

Como lembrete e para destacar a importância do envolvimento da comunidade de escrita chinesa, necessário para a elaboração das LGRs de Zona Raiz de IDN, gostaríamos de reiterar a Chamada para Painéis de Geração para Elaborar Regras de Geração de Rótulos de Zona Raiz.Call for Generation Panels to Develop Root Zone Label Generation Rules. Uma elaboração correta de LGRs de Zona Raiz de IDN depende de ter Painéis de Geração para cada escrita representada na Zona Raiz. Na elaboração de LGRs de Zona Raiz de IDN, além dos esforços contínuos com a escrita árabe e chinesa, espera-se que o Painel de Geração trate outras escritas, entre elas, armênio, bengali, cirílico, devanagari, etíope, georgiana, grega, gujarati, gurmukhi, hebraica, japonesa, khmer, coreana, laosiana, latina, de Myanmar, oriya, sinhala, tamil, telugu, tai e tibetano.

Para mais informação sobre como formar um Painel de Geração ou expressar declarações de interesse individuais ou grupais para o estabelecimento de um Painel de Geração, consulte Call for Generation Panels to Develop Root Zone Label Generation Rules e para consultar mais documentos de base fornecidos no site do Projeto de LGR de Zona Raiz, veja Root Zone LGR Project website.