ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Administrador do Sistema de Nomes de Domínio lança o Processo de Prestação de Contas Multi-Setorial Global

14 March 2014

A Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN) lançou hoje um processo para fazer a transição da função do Governo dos Estados Unidos em relação ao sistema de identificadores únicos da Internet.

O anúncio da ICANN é feito logo depois de um anúncio histórico feito hoje pelo Governo dos Estados Unidos em que enuncia que está pronto para transferir sua função de custódia e supervisão das importantes funções técnicas com a Internet à comunidade da Internet global. As responsabilidades atuais do Governo dos Estados Unidos a ser transferidas durante a transição incluem a função processual de administrar alterações no Sistema de Nomes de Domínio (DNS) no arquivo da zona raiz oficial – o banco de dados que contém as listas de nomes e endereços de todos os domínios de nível superior – bem como de servir como custódio e supervisor histórico dos registros de identificadores únicos para nomes de Domínio, endereços IP e parâmetros de protocolo.

Com isto, os Estados Unidos reconheceram a maturidade da ICANN para tornar-se uma organização multi-setorial eficaz e solicitaram que a ICANN convocasse à comunidade global para gerar o processo de transição da função de custódia e supervisão dos Estados Unidos para um mecanismo consensuado da comunidade global.

"Estamos convidando os governos, o setor privado, a sociedade civil e outras organizações da Internet do mundo inteiro para unir-se com a gente na geração deste processo de transição", disse Fadi Chehadé, Presidente e CEO da ICANN. "Todas as partes interessadas merecem ter uma voz na gestão e governança deste recurso global, como parceiros em pé de igualdade.

Independentemente da transição dos Estados Unidos, as funções das organizações técnicas da Internet, que incluem a função da ICANN como administradora do sistema de identificadores únicos da Internet, permanecem inalteradas. As funções de Identificador Único da Internet não são óbvias para a maioria dos usuários da Internet, mas elas têm um papel crucial em manter uma Internet única, global, unificada e interoperável.

"Embora a ICANN continue a preencher essas funções técnicas vitais, há tempo que os Estados Unidos previram o dia em que as funções de custódia e supervisão delas passaria para a comunidade global", disse o Dr. Stephen D. Crocker, Presidente do Comitê Executivo da ICANN. "Em outras palavras, há muito tempo que todos nós sabíamos desse destino. Agora, depende da comunidade multi-setorial global determinar o melhor caminho para nós chegarmos lá".

"O que define o processo multi-setorial global é a inclusão e ainda vamos precisar de mais tempo para assegurar-nos de obter todos os comentários e opiniões necessários", disse Chehadé. "Quando chegar a data do vencimento do contrato atual com o Governo dos Estados Unidos, em setembro de 2015, teremos um processo claro e definido para a custódia e supervisão multi-setorial global do desempenho destas funções técnicas por parte da ICANN".

O primeiro diálogo em toda a comunidade sobre o desenvolvimento do processo de transição vai começar nos dias 23 a 27 de março, durante a 49° Reunião Pública da ICANN, na Singapura. Convidamos todas as partes interessadas globais para participar em pessoa ou em modo remoto.