ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Reunião Multi-Setorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet, São Paulo – Informação atualizada sobre a conferência

11 January 2014

Clicar aqui para ler o anúncio sobre CGI.br

A Reunião Multi-Setorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet terá lugar em São Paulo, Brasil, nos dias 23 e 24 de abril de 2014. Esta reunião estará focada em criar princípios de governança da Internet e em propor um roteiro para a ulterior evolução do ecossistema de governança da Internet.

O Prof. Virgílio Fernandes Almeida, Coordenador do Comitê Diretivo da Internet no Brasil e Secretário para Políticas de Tecnologia Informática do Ministério da Ciência, a Tecnologia e a Inovação, presidirá a reunião. Em breve, o Presidente vai designar os co-presidentes de outros setores da comunidade global para garantir um balanço entre os múltiplos setores.

Serão criados quatro comitês para garantir o sucesso do evento.

O Comitê Multi-Setorial de Alto Nível, presidido pelo Ministro Brasileiro das Comunicações, Sr. Paulo Bernardo Silva, terá a responsabilidade de supervisionar a estratégia geral da reunião e de estimular a participação da comunidade internacional. Ele estará composto por: Uma representação de nível ministerial de doze governos; doze membros da comunidade multi-setorial (3 da sociedade civil; 3 do setor privado; 3 do setor acadêmico e 3 da comunidade técnica) a ser proposta através de /1net, e dois representantes de Organizações Internacionais a serem indicados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas. Os nomes dos membros deste comitê serão anunciados na Segunda-feira 27 de janeiro de 2014.

O Comitê Executivo Multi-Setorial, co-presidido por Demi Getschko e por mais uma pessoa a ser proposta através de /1net, será responsável pela agenda da reunião, pelo planejamento do formato da reunião e pelo convite dos assistentes, tudo isso balançado em forma equitativa em toda a comunidade multi-setorial global. Estará formado pelos seguintes oito membros brasileiros do CGI: Maximiliano Martinhão e Benedicto Fonseca do governo, Carlos Afonso e Percival Henriques da sociedade civil, Cassio Vecchiatti e Henrique Faulhaber do setor privado, Flávio Wagner e Demi Getschko do setor acadêmico e da comunidade técnica. Outros oito membros da comunidade multi-setorial global serão propostos através de /1net antes da Sexta-feira 17 de janeiro de 2014. As Nações Unidas foram convidadas para indicar um membro de uma organização internacional.

A data da primeira reunião do Comitê Executivo Multi-Setorial será a Segunda-feira 27 de janeiro de 2014 em São Paulo, Brasil, no escritório do CGI e será facilitada a participação remota.

O Comitê de Logística e Organizacional será co-presidida por Hartmut Glaser (CGI) e Nick Tomasso (ICANN). Inicialmente, este comitê incluirá mais três membros, respectivamente do Ministério da Justiça do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e uma pessoa de contato proposta pelo Comitê Diretivo de /1net. Esse comitê será responsável por orientar todos os aspectos logísticos da reunião, entre eles: atividades de extensão com a mídia, comunicações internacionais, projeto e administração do site da Internet, conscientização, local da reunião, estratégia de financiamento para viagens, segurança e participação remota.

A primeira reunião do Comitê de Logística e Organização terá lugar na Segunda-feira 27 de janeiro de 2014. Enquanto isso, os dois co-presidentes já estão trabalhando para gerar o trabalho de base para a logística da reunião para garantir uma execução em tempo oportuno.

O último comitê, o Conselho Consultivo Governamental, receberá todos os representantes de governo interessados em participar e em contribuir para a reunião. O Comitê Multi-Setorial de Alto Nível estabelecerá em breve um processo para a criação e operação deste Conselho.

Para dar apoio aos comitês e colocar suas decisões em andamento, uma Secretaria será formada, presidida por Daniel Fink, quem será encomendado com a função de Diretor-Executivo da Secretaria, de tempo integral. A Secretaria, que estará localizada em São Paulo, será responsável por todos os aspectos de gestão e operações para garantir o sucesso da reunião, entre eles: logística, finanças, risco, contribuições de conteúdos e comunicações. A data de início das operações da Secretaria será a Segunda-feira 27 de janeiro de 2014.

O site oficial para a reunião será lançado no dia 27 de janeiro de 2014. O site permitirá que a comunidade global faça contribuições para a importante agenda da reunião, que consistem nos dois tópicos específicos seguintes:

  • Princípios de governança da Internet;
  • Roteiro para a ulterior evolução do ecossistema de governança da Internet.

O roteiro deveria tratar a questão das propriedades desejáveis para criar arcabouços de governança globalmente efetivos, legítimos e em evolução. O roteiro também deveria abranger uma via para fazer com que as instituições e os mecanismos atuais evoluam e se globalizem, bem como abordar as necessidades que forem surgindo.

Diagram of High Level Meeting and Organizational Chart of Meeting Chairs

Acerca da Reunião Multi-Setorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet

Essa reunião estará focada em criar princípios de governança da Internet e em propor um roteiro para a evolução ulterior do ecossistema de governança da Internet. A reunião está programada para os dias 23 e 24 de abril de 2014 em São Paulo, Brasil, e será transmitida ao vivo permitindo assim a participação remota. A reunião é uma aliança entre CGI.br e /1net.

Hashtag da reunião: #netmundial2014

Acerca de CGI.br

O Comitê Diretivo da Internet do Brasil, responsável pelo estabelecimento de diretivas estratégicas vinculadas ao uso e ao desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços de Internet no país, promovendo a excelência técnica, a inovação e a disseminação dos serviços oferecidos. Levando em conta os princípios do multi-lateralismo, da transparência e da democracia, CGI.br representa um modelo de governança multi-setorial da Internet com a participação efetiva de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações é a dos 10 Princípios para a Governança e o Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações: http://www.cgi.br/

Acerca de /1net

/1net oferece uma plataforma aberta e abrangente para debater questões de governança da Internet para todas as partes que estiverem interessadas (indivíduos, governos, sociedade civil, setor acadêmico, técnicos e empresas).

Mais informações sobre como participar aqui: http://1net.org/

Contato com a imprensa:

S2Publicom
Everton Schultz – everton.schultz@s2publicom.com.br – (11) 3027-0203

Departamento de Comunicações – CGI.br/NIC.br
Caroline D'Avo – Gerente de Comunicações – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicações – everton@nic.br