Skip to main content

Comunicação colaborativa: Assuntos gerais relacionados a novos gTLDs Notas das reuniões da IRT publicadas na página para “Assuntos gerais relacionados a novos gTLDs”

Esta página também está disponível em:

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

A Equipe de Recomendações para Implementação (IRT) foi formada com o propósito de oferecer possibilidades de solução aos problemas com marcas registradas que surgiram durante o planejamento da introdução de novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs). A IRT realizou uma teleconferência administrativa inicial em 25 de março de 2009 para, entre outras coisas, definir normas de trabalho e agendas para futuras reuniões.

As anotações da reunião da IRT agora estão disponíveis para consulta e comentários na recém-criada página para Tópicos gerais relacionados aos novos gTLDs: https://st.icann.org/new-gtld-overarching-ssues/index.cgi?new_gtld_overarching_issues. Quando as anotações das futuras reuniões estiverem disponíveis, também serão publicadas nesse site.

Para verificar notícias atualizadas, visite a página sobre o programa para novos gTLDs e consulte o link em Additional Resources (Recursos adicionais) intitulado New gTLD Overarching Issues (Tópicos gerais relacionados aos novos gTLDs).

Comunicação colaborativa: Tópicos gerais relacionados aos novos gTLDs

Em resposta aos comentários do público sobre a versão preliminar do Guia do Candidato, publicada em 24 de outubro de 2008 (http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-2-en.htm), a ICANN criou um espaço WIKI exclusivo intitulado “Tópicos gerais relacionados a novos gTLDs”. Essa página wiki permitirá que a comunidade veja e publique comentários, envie propostas, documentos e relatórios e dê seu retorno para mantermos um diálogo constante relacionado aos quatro tópicos gerais descritos em anúncios anteriores:

  • Proteção a marcas registradas
  • Análise da demanda por DPNs e análise econômica
  • Segurança e estabilidade: Adaptação da zona de raiz
  • O potencial para comportamento malicioso

A página WIKI pode ser acessada em: https://st.icann.org/new-gtld-overarching-issues/index.cgi?new_gtld_overarching_issues

O público também pode continuar enviando comentários por intermédio do fórum público sobre a versão 2 do Guia do Candidato a novos gTLDs, que termina em 13 de abril de 2009, http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-2-en.htm. Os comentários na página WIKI feitos até 23 de maio de 2009 serão avaliados para discussão em Sydney e na próxima versão do Guia.

A ICANN continua se dedicando à colaboração global com as numerosas comunidades que têm interesse em encontrar soluções viáveis para os problemas pendentes no Guia do Candidato para novos gTLDs. Essa colaboração inclui: a criação da Equipe para Recomendação de Implementações (IRT) para tratar de problemas envolvendo marcas registradas, o pedido de um estudo conjunto do SSAC e do RSSAC sobre a estabilidade do DNS e a encomenda de análises independentes a respeito de problemas econômicos e da possibilidade de abuso de usuários. O propósito da página WIKI é facilitar essas discussões e a estimular idéias imparciais sobre esses assuntos, e a ICANN participará de outras consultas ao público para tratar deles. As datas e horários serão anunciados em breve.

Assim que essas iniciativas de colaboração estiverem organizadas, as recomendações resultantes culminarão em discussões públicas, a primeira das quais acontecerá durante a assembléia da ICANN programada para o período de 21-26 de junho de 2009 em Sydney, Austrália. Essas discussões devem conduzir a uma versão final do plano de implementação de novos gTLDs ou do Guia do Candidato.

As mudanças no plano de implementação relacionadas a esses assuntos gerais e incluídas no Guia do Candidato a novos gTLDs e no contrato de registro serão objeto de pelo menos mais uma rodada de comentários e respostas do público no terceiro trimestre de 2009.

Novos gTLDs e a Internet
Abertura. Mudança. Inovação.

Após anos de discussão e reflexão, os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) estão sendo expandidos. Eles oferecerão mais inovação, variedade de escolha e mudança a uma Internet global que no momento é atendida por apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível.

Desenvolvemos uma versão preliminar de um Guia do Candidato, que descreve em detalhes o processo de requerimento e ofereceu oportunidade para comentários do público. Mais informações sobre o programa encontram-se em: http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm.

A ICANN é uma corporação sem fins lucrativos dedicada a coordenar o sistema de endereços da Internet. Promover a concorrência e a variedade de escolha é um dos princípios que fundamentam a ICANN desde o seu início. Em um mundo com 1,5 bilhão de internautas (um número que cresce a cada dia), a diversidade, escolha e inovação são essenciais. A Internet possibilitou um imenso crescimento na variedade de opções, inovação e competição de idéias, e expandir os novos gTLDs é dar oportunidade para mais.

Contato com a imprensa:

Brad White
Diretor de Relações com a Imprensa
Tel.: +1 202 429 2710
E-mail: brad.white@icann.org


More Announcements
Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."