ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Fórum público: Domínios em .BIZ com um e dois caracteres

13 February 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Hoje a ICANN abre um fórum público sobre uma proposta enviada pela NeuStar para modificar os Apêndices 6 e 7 do Contrato de Registro para .BIZ.

Em 31 de outubro de 2008, a ICANN divulgou um pedido enviado pela NeuStar durante a fase de avaliação de serviços de registro, solicitando um processo de alocação escalonado para nomes com um e dois caracteres em .BIZ. A proposta da NeuStar está disponível em http://www.icann.org/en/registries/rsep/neustar-request-2008010-31oct08.pdf [PDF, 100K].

Conforme estabelece a política de consenso existente (http://www.icann.org/en/registries/rsep/rsep.html), a ICANN fez uma avaliação preliminar para decidir se a proposta representa algum risco significativo à segurança, estabilidade ou concorrência. A conclusão da ICANN é que a proposta não representa esse tipo de risco em .BIZ.

[Observe-se que entre 13 de junho e 13 de julho de 2008 a ICANN conduziu um fórum público sobre uma estrutura proposta para alocar nomes de domínio de segundo nível com apenas um caractere (http://www.icann.org/en/registries/rsep/proposed-scsld-allocation-framework-13jun08.htm), que permite a alocação de nomes de domínio de segundo nível com apenas um caractere nos registros existentes e aborda vários métodos de alocação.]

A proposta exige uma modificação na Lista de seqüências reservadas de DPNs em .BIZ (Apêndice 6). Além disso, existe uma proposta para que se insira uma descrição do programa de alocação escalonada no item 7.2 do Apêndice 7. Uma cópia da modificação proposta está disponível aqui [PDF, 24K]. Os comentários sobre a modificação proposta enviados para biz-alloc-amendment at icann.org serão considerados até às 23h59 UTC de 15 de março de  2009. Os comentários poderão ser vistos em http://forum.icann.org/lists/biz-alloc-amendment/.

Toda documentação relacionada à proposta da NeuStar está disponível em http://www.icann.org/en/registries/rsep/#2008010