ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Prorrogado período para comentários sobre o Guia do Candidato a novos gTLDs, com publicação de mais memorandos

3 December 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

A ICANN está prorrogando o prazo final para comentários sobre o Guia do Candidato a novos gTLDs até 15 de dezembro. O novo prazo refere-se apenas a comentários em inglês. Para os demais comentários, o prazo continua sendo 7 de janeiro. (Essa prorrogação corresponde às recentes discussões da comunidade de que o tempo durante as assembléias da ICANN (i. é, a recente assembléia no Cairo) não deve incluir períodos para comentários.) A ICANN solicita que a comunidade da Internet continue mandando sua opinião. Esse processo consultivo é fundamental para ajudar a ICANN a melhorar o programa para novos gTLDs.

Desde que a versão preliminar do Guia do Candidato a novos domínios genéricos de primeiro nível foi publicada em 23 de outubro de 2008, a ICANN tem recebido comentários importantes da comunidade. Vários comentários e perguntas referem-se ao contrato básico proposto para gTLDs.

Tendo em vista o interesse crescente e as perguntas constantes sobre esse assunto, a ICANN publica hoje mais informações sobre o histórico do contrato proposto. O propósito desse material extra é esclarecer melhor o memorando explicativo chamado “Resumo das mudanças no contrato-base”, publicado em 23 de outubro de 2008 com a versão preliminar do guia. Essa publicação não significa que pretendemos manter a versão atual como está, antes o contrário: já há mudanças planejadas para essa versão, e outras informações facilitarão as discussões do público sobre o conteúdo dessas mudanças.

Neste momento, publicamos dois documentos:

(1) "Resumo expandido das mudanças no contrato-base para novos gTLDs" [PDF, 246K], que é uma versão mais abrangente do memorando publicado inicialmente em outubro com o título “Resumo das mudanças no contrato-base”, juntamente com a versão preliminar do Guia do Candidato;

(2) "Comparação entre os contratos de gTLDs de 2005 a 2007 e a versão preliminar do contrato básico de registro para novos gTLDs" [PDF, 191K], uma comparação anotada que procura mostrar cada diferença entre os contratos de gTLDs de 2005 a 2007 e o novo contrato-base proposto. Ela inclui 56 notas de rodapé detalhadas, explicando a maioria dos acréscimos, inclusões e modificações no texto.

Conforme indicamos antes, é importante observar que o contrato preliminar proposto não é definitivo e ainda não foi aprovado pelo Conselho de Diretores da ICANN. Nós o divulgamos para análise e discussão pela comunidade, e incentivamos comentários e sugestões de melhorias. A atual versão preliminar do contrato-base e outros aspectos do programa para novos gTLDs estão sujeitos a mudanças com base no retorno da comunidade e outras considerações.

A ICANN pretende manter um diálogo saudável com a comunidade da Internet e fará todo esforço para apresentar os esclarecimentos necessários.

Para enviar comentários sobre a versão preliminar do contrato de registro e o restante do Guia do Candidato, visite http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-en.htm.