Skip to main content

Welcome to the new ICANN.org! Learn more, and send us your feedback. Dismiss

281.000 domínios serão transferidos da EstDomains para a Directi

This page is available in:

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Após o cancelamento da certificação do registrador EstDomain, ocorrido ontem, cerca de 281.000 nomes de domínio que eram administrados pela EstDomain serão transferidos para outro registrador credenciado pela ICANN, a Directi Internet Solutions.

A Directi entrará em contato diretamente com os clientes da EstDomain para informá-los da transferência e instruí-los sobre como seus nomes continuarão sendo administrados. Essa transferência não acarretará custos para os registrantes.

Em 28 de outubro de 2008, a EstDomains recebeu a informação de que a ICANN cancelaria o credenciamento da empresa em razão da condenação de seu presidente por fraude com cartão de crédito, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. A ICANN suspendeu o cancelamento enquanto trocava correspondência com a EstDomains. No entanto, após investigações mais aprofundadas, a ICANN decidiu prosseguir com o cancelamento, efetuado ontem, 24 de novembro de 2008.

Em conformidade com o procedimento para transferência de domínios de registradores descredenciados, a ICANN publicou um anúncio, solicitando manifestações de interesse de registradores que quisessem receber uma transferência em bloco dos nomes antes administrados pela EstDomains.

Como parte desse procedimento, a EstDomains pode designar o registrador que receberá os domínios. Ela concordou com essa opção e indicou o registrador Directi, credenciado pela ICANN. A ICANN recebeu essa solicitação e a aprovou.

Os registrantes que tiverem nomes registrados junto à EstDomains devem entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da Directi. A Directi criou uma página na Internet especificamente para tratar da transferência, disponível em  http://directi.com/estbulktransfer. Abaixo também relacionamos respostas a algumas perguntas freqüentes sobre a transferência em bloco.

Links relacionados:

Perguntas e respostas

P. Por que a ICANN autorizou a transferência em bloco?
R. A ICANN rescindiu o Contrato de Credenciamento de Registrador (RAA) com a EstDomain por problemas de cumprimento do contrato. Conseqüentemente, a EstDomains não pode mais registrar ou administrar cadastros de gTLDs. Para proteger os clientes da EstDomains, a ICANN iniciou um processo de transferência dos domínios do registrador descredenciado e concluiu que a transferência em bloco promoveria os interesses da comunidade.

P. A Directi tentará entrar em contato com os registrantes afetados? O que os ex-clientes e atuais clientes da EstDomain devem fazer?
R. Os ex-clientes da EstDomain receberão um aviso da transferência e instruções sobre como a Directi continuará administrando seus nomes de domínio. Os clientes afetados que não receberem avisos da Directi devem dirigir-se diretamente a ela, usando o painel de controle disponível em http://directi.com/estbulktransfer.

P. Os registrantes terão de pagar uma taxa pela transferência em bloco?
R. Não, a transferência em bloco não resultará em custos para os registrantes. Diferentemente de uma transferência normal entre registradores, as vigências dos cadastros não serão prorrogadas por um ano. Portanto, é importante entrar em contato com a Directi se o seu cadastro expirar em breve, a fim de manter seu cadastro.

P. Quando começará a transferência?
R. Hoje. A ICANN atuou da maneira mais rápida possível após a data de cancelamento e depois de todos os procedimentos da transferência terem sido seguidos.

P. Quando ocorrerá a transferência em bloco?
R. Os registros envolvidos já começaram a tomar as medidas para realizar a transferência em bloco. O processo deve estar concluído até 1 de dezembro de 2008.

P. Como serão tratados os dados dos registrantes de domínios?
R. A EstDomains fornecerá os dados completos dos registrantes para a Directi. Se houver algum problema com os dados, a ICANN tem o backup completo desses dados, graças ao seu sistema de custódia de dados.

P. E se os ex-clientes da EstDomains quiserem usar outro registrador?
R. Os registrantes continuarão podendo transferir seus cadastros para outros registradores segundo a política para transferências entre registradores (veja http://www.icann.org/en/transfers/). Observe-se que a Directi pode recusar transferências nos primeiros 60 dias após a transferência em bloco, se assim o desejar. A política para transferências entre registradores possibilita esse período de 60 dias, e o objetivo é ajudar a proteger os registrantes. Se tiverem nomes que expirarão durante os primeiros 60 dias após a transferência para a Directi, os registrantes devem entrar em contato com a Directi usando o painel de controle disponível em http://directi.com/estbulktransfer.

P. Como os clientes da EstDomains saberão se alguma mensagem de e-mail supostamente enviada pela Directi é autêntica?
R. Para recomendações gerais sobre como evitar mensagens de e-mail com phishing, consulte o material preparado pelo Grupo de Trabalho Anti-Phishing (veja http://www.antiphishing.org/consumer_recs.html). Se em sua opinião uma mensagem supostamente enviada pela Directi não é autêntica, vá diretamente para a sua página na Web, em http://directi.com/estbulktransfer.


More Announcements
Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."