ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Rescisão do contrato do registrador EstDomains prossegue

12 November 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

A rescisão do contrato do registrador EstDomains, credenciado pela ICANN, deve prosseguir e tornar-se efetiva em 24 de novembro de 2008.

Em 28 de outubro de 2008 a ICANN enviou um aviso de rescisão para a EstDomains, Inc. (EstDomains), com base numa decisão do Tribunal da Estônia, condenando o então presidente da EstDomains, Vladimir Tsastsin, por fraude com cartão de crédito, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.

De acordo com a Seção 5.3 do Contrato de Credenciamento de Registradores (RAA), a ICANN pode rescindir o RAA antes da sua expiração se “Qualquer executivo ou diretor do Registrador for condenado por crime ou contravenção relacionados a atividades financeiras, ou for condenado por um tribunal por ter cometido fraude ou violação de sua obrigação fiduciária, ou ainda se for objeto de determinação judicial que a ICANN considerar equivalente a qualquer uma dessas faltas; caso o executivo ou diretor em questão não seja afastado nessas circunstâncias”.

A ICANN recebeu uma resposta da EstDomains em 29 de outubro, indicando que a decisão do Tribunal da Estônia na qual a ICANN se baseou não foi definitiva e que houve apelação. A ICANN suspendeu a rescisão do RAA da EstDomains para analisar suas afirmações e obter informações independentes sobre a situação da suposta apelação.

Em 7 de novembro de 2008, a EstDomains foi informada que, com base nas conclusões da ICANN, esta prosseguiria com a rescisão do RAA da EstDomains, que se efetivará em 24 de novembro de 2008.

Os dados da ICANN indicam que a EstDomains administra cerca de 281.000 nomes de domínio. Para proteger os interesses dos registrantes, em 28 de outubro a ICANN publicou um Pedido de Informações, solicitando manifestações de interesse de registradores que queiram receber a transferência em bloco dos nomes de domínio administrados pelo registrador descredenciado EstDomains.

A ICANN está analisando as respostas a esse pedido e tomará as medidas para realizar uma transição tranqüila dos nomes de domínio administrados pela EstDomains para um registrador qualificado e credenciado pela ICANN.

Para informações sobre o Procedimento para Transferência de Registradores Descredenciados pela ICANN, consulte: http://www.icann.org/processes/registrars/de-accredited-registrar-transition-procedure-01oct08.pdf [PDF,121K].

Solicitamos que os registrantes interessados em transferir seus nomes de domínio imediatamente leiam a Política da ICANN para Transferências entre Registradores (http://www.icann.org/en/transfers/policy-12jul04.htm) para orientações sobre o processo de transferência.

Links relacionados:

Aviso original de rescisão:
http://www.icann.org/correspondence/burnette-to-tsastsin-28oct08-en.pdf [PDF,77K]

Resposta da EstDomains ao aviso de rescisão:
http://www.icann.org/correspondence/poltev-to-burnette-29oct08-en.pdf [PDF, 857K]

Carta para a EstDomains sobre a decisão de prosseguir com a rescisão:
http://www.icann.org/correspondence/burnette-to-poltev-07nov08-en.pdf [PDF, 57K]