ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Disponíveis os resultados da pesquisa com clientes de funções da IANA

11 January 2017

11 de janeiro de 2017 – Los Angeles – Hoje, a ICANN publicou os resultados de uma pesquisa anual que mede a percepção de satisfação entre os clientes de funções da IANA em relação aos serviços recebidos. Na pesquisa de 2016, que abrange as transações concluídas entre setembro de 2015 e agosto de 2016, 94% dos entrevistados responderam estar “satisfeitos” ou “muito satisfeitos”.

Veja os resultados da pesquisa com clientes [PDF, 2.15 MB].

A pesquisa com clientes de funções da IANA mede a satisfação em relação à satisfação com qualidade da documentação, qualidade do processo, transparência, pontualidade, precisão, geração de relatórios e cortesia. Na pesquisa de 2016, 99% dos entrevistados responderam estar satisfeitos com a precisão de suas transações. Os clientes identificaram também a precisão como a medida mais importante do desempenho pelo quarto ano consecutivo. Deve-se destacar que, neste ano, 94% dos clientes declararam estar satisfeitos quanto à transparência, mostrando um aumento em relação aos 89% da pesquisa de 2015.

Embora os resultados da pesquisa sejam positivos no geral, a ICANN continua analisando oportunidades de melhoraria. Este ano, houve uma queda de 95% para 89% da satisfação quanto à qualidade dos processos. Há projetos em andamento para aprimorar os sistemas e processos da IANA que foram citados na pesquisa.

A ICANN contratou a Ebiquity, uma consultoria global de reputação, para administrar a pesquisa. Os que fazem as transações de funções da IANA – operadores de domínios de primeiro nível, gerentes de registros regionais da Internet e parâmetros de protocolo, autores de RFC, membros do Grupo de Gestão de Engenharia da Internet, participantes de cerimônia de KSK de DNSSEC – foram convidados para participar da pesquisa. Este ano, a ICANN emitiu 4.286 convites e 10% dos clientes responderam.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você digita um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser exclusivo para que os computadores possam encontrar um ao outro. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet. A ICANN também promove a concorrência e desenvolve políticas para o primeiro nível do sistema de nomes da Internet, além de facilitar o uso de outros identificadores exclusivos. Para obter mais informações, acesse: www.icann.org.