ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Solicitação de proposta (RFP) para estudo de estabilidade da raiz

5 June 2015

A Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet ("ICANN") está procurando um ou mais provedores para fazer um estudo técnico para examinar o impacto do Programa de Novos TLDs (o Programa) no sistema de raiz do DNS. Em consonância com sua missão de apoiar a segurança e a estabilidade do sistema de identificadores únicos da Internet, a ICANN vai fazer um estudo do impacto do Programa no sistema de raiz do DNS. O(s) provedor(es) selecionado(s) vai(vão) projetar e executar um ou mais estudos que incorporem a coleta e a análise de dados dos operadores do servidor raiz, dados de desempenho históricos, dados colhidos de estudos anteriores e outras ferramentas e medidas. A ICANN está procurando um ou mais provedores qualificados para administrar este complexo exercício de maneira oportuna e eficiente.

Uma revisão do Programa em termos de impacto na segurança e estabilidade é um compromisso anterior decorrente da assessoria do Comitê Consultivo Governamental da ICANN e de outros debates. Especificamente, a ICANN assumiu o compromisso de revisar os efeitos do Programa de Novos gTLDs nas operações do sistema de raiz do DNS e de adiar as delegações para uma futura rodada até que ficasse determinado se as delegações da rodada de 2012 não tinham colocado em risco a segurança ou a estabilidade do sistema de raiz.

As metas deste estudo incluem, no mínimo:

  • Fazer uma revisão exaustiva do impacto do Programa na segurança e na estabilidade do DNS.
  • Identificar quais passos, se houver algum, deveriam ser dados como pré-requisito para adicionar mais TLDs à zona raiz.
  • Identificar quais passos, se houver algum, deveriam ser dados pela comunidade para avaliar o estado da zona raiz de forma contínua.

Para mais informações, o cronograma completo e as instruções para enviar respostas,clique aqui. [ZIP, 983 KB]

As propostas devem ser encaminhadas a RootStabilityStudy-RFP@icann.org antes das 23:59 UTC de 2 de julho de 2015.