ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A Secretária de Comércio dos EUA promete proteger uma Internet livre e aberta

13 October 2014

A Secretária de Comércio, Penny Pritzker, na sua fala na cerimônia de abertura da reunião pública ICANN 51, em Los Angeles, declarou o apoio incondicional da decisão do governo dos Estados Unidos de transferir a supervisão das funções de IANA à comunidade multissetorial global em lugar de transferi-la a uma única organização.

"Eu vou ser clara sobre o seguinte: os Estados Unidos não vão permitir que a Internet global seja cooptada por uma pessoa, entidade ou nação que procurarem substituir a sabedoria coletiva desta comunidade por sua estreita visão do mundo", disse Pritzker.

Mais de 2.300 membros da comunidade multissetorial global se reuniram em Los Angeles, Califórnia, na reunião pública da ICANN 51 para debater sobre o futuro da organização.

"Se não nos esforçarmos por melhorar nossa capacidade de governança e prestação de contas em todo momento e, especialmente, neste momento, não vamos obter e manter a confiança que o mundo tem depositado em nós", disse Fadi Chehadé, presidente e CEO da ICANN. "A liderança da ICANN, o Board da ICANN e a comunidade da ICANN estão comprometidos com os melhores mecanismos possível de governança e prestação de contas".

O presidente do Board da ICANN, Dr. Stephen Crocker, falou sobre as prioridades da ICANN e disse o seguinte: "Em toda a organização, sinceramente nos preocupa a questão da transparência e da prestação de contas e estamos trabalhando assiduamente para melhorá-las".

O Grupo de Coordenação da Supervisão da IANA (ICG) vai reunir-se durante esta semana para continuar debatendo sobre como a NTIA fará a transição de sua supervisão das funções da IANA para a comunidade da Internet.

"Devemos fazer com que essa transição seja feita corretamente", disse Pritzker. "Não se enganem: eu penso como a ICANN. Eu concordo inteiramente com a ICANN no que tange ao debate global sobre governança da Internet. E vamos preservar e proteger uma Internet livre e aberta".

Aqueles que estão presentes na ICANN 51 ou que participam de forma remota são muito encorajados a unir-se e a assistir à reunião do ICG. Para fazê-lo, podem consultar os detalhes em http://la51.icann.org/en/schedule/fri-icg.

A ICANN também anunciou o vencedor do Prêmio à Liderança 2014 – Jonathan Robinson, presidente da Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO). O Prêmio à Liderança é um reconhecimento aos membros da comunidade ICANN que demonstrarem liderança na proteção e promoção do modelo multissetorial.

A GNSO recomenda fazer alterações na política atual e elaborar uma nova política para os Domínios genéricos de Nível Superior (gTLDs). Para mais informações sobre a GNSO, visite http://nomcom.icann.org/

Para mais informações sobre a ICANN 51 em Los Angeles, visite: http://la51.icann.org

Para fazer o download de fotos da reunião em alta resolução, visite: https://www.flickr.com/photos/icann