Skip to main content

ICANN prorroga prazo final para inscrições de avaliadores independentes | Procuram-se empresas capazes de assumir um papel fundamental na análise de candidatos a novos domínios genéricos de primeiro nível

Esta página também está disponível em:

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

MARINA DEL REY, CALIF. (2 de abril de 2009) – Como parte do seu processo para novos gTLDs, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers – Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) solicita manifestações de interesse de empresas capazes de realizar avaliações imparciais. Essas entidades, que serão contratadas pela ICANN, prestarão serviços de avaliação independentes, examinando requerimentos para novos domínios de primeiro nível (gTLDs). Essa é uma oportunidade para desempenhar um papel importante na próxima fase significativa do espaço de nomes de domínio na Internet.

A ICANN estendeu o período de requerimento para empresas interessadas em atuar como avaliadores imparciais de requerimentos para novos domínios genéricos de primeiro nível. O novo prazo final será 11 de junho de 2009.

Histórico

Domínios genéricos de primeiro nível (“gTLDs”) são um componente vital do sistema de atribuição de nomes de domínio exclusivos na Internet. Após anos de normatização pela comunidade, que recomendou a introdução de novos gTLDs, a ICANN está se preparando para iniciar um processo de requerimento para aqueles que gostariam de operar um novo gTLD. No momento existem apenas 21 gTLDs, incluindo domínios como .COM, .INFO, .ORG e .EDU.

Como parte dos preparativos para o lançamento formal do processo de requerimento para novos gTLDs, a ICANN está trabalhando a fim de garantir que haverá um processo de avaliação sólido e eficiente para avaliar os requerimentos. Um dos aspectos essenciais dessa preparação é encontrar avaliadores competentes com a experiência, os recursos e a diversidade geográfica adequada para comparar aspectos específicos dos requerimentos para gTLDs com os critérios do Guia do Candidato a gTLDs.

A expectativa é que esses serviços de avaliação sejam prestados por empresas ou profissionais de consultoria ou organizações com a experiência e amplitude descritas abaixo. A experiência de trabalho com comunidades globais também será importante para os possíveis analistas.

Panorama geral da avaliação

A ICANN está aceitando manifestações de interesse de entidades e organizações para quatro áreas distintas. Os interessados poderão propor o desempenho de uma ou mais funções de avaliação previstas. Os detalhes de cada uma dessas funções estão no Módulo 2 da versão revisada do Guia do Candidato (http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-2-en.htm#expmem) para o processo de novos gTLDs. A ICANN não firmará contratos com base nesse convite de manifestações de interesse, mas espera usar as respostas para identificar entidades capazes de prestar os diversos serviços de avaliação.

Essas áreas e responsabilidades são:

·         Equipes para avaliação (técnica e financeira) de candidatos: Verificar se os candidatos comprovaram a capacidade técnica, financeira e/ou organizacional para operar um registro de gTLD conforme definem os critérios no Guia do Candidato. Para mais informações históricas e específicas sobre o painel de avaliação financeira ou técnica, visite: http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/eoi-app-eval-02apr09-en.pdf [PDF, 59K]

·         Avaliação de nomes geográficos: Verificar se os requerimentos para gTLD correspondem à definição de nomes geográficos especificada no Guia do Candidato. Caso correspondam, os avaliadores também verificarão se os requerimentos estão acompanhados da autorização governamental exigida e autenticarão essa autorização. Para mais informações históricas e específicas sobre o painel de avaliação de nomes geográficos, visite: http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/eoi-geonames-02apr09-en.pdf [PDF, 71K]

·         Examinadores de semelhanças entre sequências: Avaliar a singularidade e diferença de requerimentos para novos gTLDs a fim de reduzir a possibilidade de confusão ou engano entre internautas. Para mais informações históricas e específicas sobre o painel para exame de semelhança entre sequências, visite: http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/eoi-string-sim-02apr09-en.pdf [PDF, 59K]

·         Painel de avaliação comparativa: Realizar avaliações nos casos em que há dois ou mais candidatos para o mesmo domínio/sequência ou para domínios/sequências muito semelhantes, a fim de determinar qual requerimento se aproxima mais das exigências descritas no Guia do Candidato. Para mais informações históricas e especificas sobre o painel de avaliação comparativa, visite: http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/eoi-comparative-evaluation-02apr09-en.pdf [PDF, 61K]

As diretrizes específicas para preencher uma manifestação de interesse para um dos painéis de avaliação constam no panorama geral de cada painel. Os candidatos devem enviar suas manifestações de interesse ao endereço de e-mail abaixo antes das 23h59 UTC de 11 DE JUNHO DE 2009:

Sobre a ICANN

Formada em 1998, a ICANN é uma corporação sem fins lucrativos de utilidade pública, dedicada a manter a Internet segura, estável e interoperável. A ICANN coordena o sistema exclusivo de endereços na Internet no mundo todo, para garantir que os computadores sempre consigam se encontrar. Ao trabalhar em cooperação com participantes públicos e privados do mundo inteiro, a ICANN promove a evolução constante da Internet e define políticas para assegurar sua segurança e estabilidade constantes. Para mais informações, visite: http://www.icann.org/.


More Announcements
Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."