ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A comunidade de escrita latina forma o Painel de geração para elaborar regras de geração de rótulos de zona-raiz (LGR)

15 May 2017

A ICANN tem o prazer de anunciar a formação do Painel de Geração para elaborar Regras de Geração de Rótulos (LGRs - Label Generation Rules) para a Zona-Raiz para a escrita latina.

Depois da Convocação para formar painéis de geração para elaborar regras de geração de rótulos de zona raiz, a comunidade da escrita em latim encaminhou à ICANN a proposta para formar um painel de elaboração de regras de geração de rótulos em escritas em da zona raiz (Proposta [PDF, 687 KB], Anexo [PDF, 2.4 MB]). A ICANN já revisou a proposta, incluindo a composição e o escopo do painel, para garantir se os requisitos estipulados no Procedimento de LGRs [PDF, 772 KB] e, em particular, dos critérios determinados na Convocação para formar painéis de geração para elaborar regras de geração de rótulos de zona raiz estão sendo cumpridos.

"Em nome da ICANN, estamos agradecidos com a comunidade de escrita latina por elaborar voluntariamente a proposta para LGRs sobre escrita latina para a zona raiz", disse Sarmad Hussain, do Programa de IDNs da ICANN.

Com a composição do grupo e o plano de trabalho aprovados, o Painel de Geração de Escrita latina vai começar a trabalhar nas regras de geração de rótulos. De acordo ao Procedimento de LGRs [PDF, 772 KB], o ponto de início de qualquer trabalho do Painel de Geração é o Repertório de Início Máximo (MSR), com sua segunda versão (MSR-2) lançada em 27 de abril de 2015. A especificação completa das tarefas do Painel de Geração pode ser encontrada no Procedimento de LGRs [PDF, 772 KB] em particular, Seção B.3 "Procedimento de Geração de Regras Variantes - Variant Rule Generation Procedure".

"Gostaria de aproveitar esta oportunidade para reiterar nosso apreço pelos esforços que muitas comunidades fazem para elaborar suas propostas de LGRs da zona raiz", disse Sarmad Hussain. "Ainda temos mais trabalho pela frente, por exemplo, organizar os painéis de escritas hebraica, birmanesa, cingalesa e tibetana.  Eu gostaria de instar as partes interessadas a oferecer suas habilidades para este trabalho.

Atualmente, as comunidades das escritas chinesa, cirílica, grega, japonesa, coreana, latina e neo-brahmi estão trabalhando nas LGRs. Além disso, as comunidades das escritas árabe, armênia, etíope, georgiana, khmer, laosiana e thai finalizaram suas propostas para LGRs da zona raiz. Entre elas, a proposta para a escrita árabe já foi integrada à primeira edição das LGRs da zona raiz.

Saiba mais sobre como pode representar sua língua visitando: Convocação para formar painéis de geração para elaborar regras de geração de rótulos de zona raiz.

Para mais informações sobre o Programa de IDNs na ICANN, visite www.icann.org/idn. Para iniciar um painel de nova geração ou para participar de um painel existente, por favor, enviar um e-mail a IDNProgram@icann.org.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação, não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Promove a concorrência e elabora políticas sobre os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet.  Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem uma influência importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org