Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Por que a reunião ICANN 48 foi um grande sucesso para a América Latina e o Caribe?

27 novembre 2013
Par

por Rodrigo de la Parra, Vice-Presidente da ICANN para a América Latina e o Caribe

A semana passada, concluiu a reunião da ICANN com maior assistência na América Latina e o Caribe, com mais de 2.000 participantes registrados. Nela houve tango, malbec, "asado", churrascos e um clima primaveral maravilhoso na bela cidade de Buenos Aires.

Com certeza, ICANN 48 foi uma reunião muito importante em termos do contexto da agenda global da comunidade da ICANN, mas foi uma reunião bem-sucedida particularmente para a região da América Latina e o Caribe.

Depois de ter coletado opiniões contínuas de nossos amigos da região sobre a necessidade predominante de fazer com que a agenda da ICANN seja mais relevante para a região – sendo essa uma parte crítica de uma das razões da baixa participação da região em assuntos da ICANN – pela primeira vez na história, a agenda principal da reunião incluiu uma série de atividades e sessões que foram criadas e projetadas por organizações da região, para a região.

Eu devo salientar que tudo isso foi possível graças aos esforços daqueles que têm participado ativamente na implantação do Plano Estratégico da LAC e, claramente, graças ao destacado trabalho de nossos anfitriões de NIC Argentina que, além de fazer com que todos nós nos sentíssemos em casa, sempre estiveram ocupados em fazer com que tudo funcionasse corretamente. Gustavo, Carlos, Marcelo, Gabriel: Muito obrigado!

Como parte do Plano de Comunicações, criamos uma ficha técnica em espanhol, português e inglês, que indicava as sessões mais relevantes para a região. Isso deu aos participantes da região, e também àqueles de fora da região, capacidade para navegar mais facilmente pela complexidade das agendas das reuniões da ICANN, com o foco nos assuntos de interesse para a América Latina e o Caribe.

Colegas de outras regiões elogiaram este esforço e esperam fazer algo similar. Estamos elevando o padrão das reuniões da ICANN. Devemos lembrar que o fato de que os locais das reuniões da ICANN sejam revezados entre as diferentes regiões é precisamente para que possamos estar mais perto da comunidade local ou regional em questão. Com essas iniciativas estamos conseguindo-o.

Na Sexta-feira, antes da reunião da ICANN, foi celebrada a primeira edição do Foro da América Latina e o Caribe sobre o DNS, ou Sistema de Nomes de Domínio. Esse foi um esforço conjunto entre várias organizações irmãs: LACTLD, ISOC, PIR, NPOC e LACNIC. Ela teve uma agenda muito rica e uma participação considerável.

Esse aqui é um link para uma matéria feita por Paul Díaz sobre essa reunião: http://www.circleid.com/posts/20131119_lac_the_dns_and_the_importance_of_comunidad/

No sábado, a comunidade de códigos de país ou os ccTLD da região, agrupados nos LACTLD, tiveram sua Oficina sobre Aspectos Legais. Para obter mais informação sobre essa importante organização de Internet na região, clique neste link http://www.lactld.org/

Na Segunda-feira, durante a sessão de abertura, apresentamos um breve vídeo de tributo que descreve os marcos mais importantes na história da Internet na América Latina e no Caribe e seu envolvimento na ICANN. Por questões de cronograma, só foi possível apresentar uma versão abreviada, mas aqui você encontrará a versão completa do vídeo. Mais uma vez, agradecemos a todos aqueles que nos enviaram seus vídeos para reuni-los neste documentário, e para todos aqueles que não tiveram a oportunidade de contar sua parte do relato, dentro de pouco tempo vocês terão a oportunidade de enriquecer esse documentário.
http://buenosaires48.icann.org/en/video/lac-internet-adventure-18nov13-en

Logo depois da sessão de abertura, celebramos outra sessão em que os líderes de cada um dos cinco projetos piloto do Plano Estratégico de LAC apresentaram os progressos feitos por eles. A sessão teve mais de 100 participantes, uma assistência muito boa. Depois da apresentação dos progressos, demos início ao Projeto 5, que é um espaço para a região nas reuniões da ICANN para os atores econômicos. Essa reunião incluiu a apresentação do foco empresarial ou comercial de alguns ccTLD, além das discussões dos casos de .mx e .co.

Além disso, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de ouvir apresentações de alguns solicitantes de novos gTLD das regiões da Argentina, México e o Brasil, como foi o caso de .LAT, .BOM, .FINAL, .REST, e .BAR. Bem-vindos à comunidade!

Esse espaço foi concebido para evoluir com o intuito de gerar uma maior participação dos atores na região e também daqueles de outras regiões, mas que estão interessados no desenvolvimento do DNS na América Latina e o no Caribe.

Na noite da Segunda-feira, fui convidado para celebrar a exibição da LACRALO. Em um clima festivo, ao ritmo do Tango, junto aos líderes da LACRALO e de At-Large, tive a oportunidade de transmitir a mensagem sobre a importância que os usuários representados em At-Large têm no modelo multi-setorial da ICANN. Eu agradeci a eles por seu compromisso e sua participação no nosso plano estratégico regional e instei-lhes a dobrar seus esforços. O futuro vai exigir mais contribuições de parte desse grupo de partes interessadas.

Além disso, ainda naquela noite, em um esforço conjunto entre o pessoal, a comunidade e os membros do grupo da estratégia da LAC, nós demos as boas-vindas aos novos participantes da comunidade comercial ou empresarial da Argentina. Foi muito grato conhecer diferentes personalidades do setor da TIC (Tecnologia da Informação e a Tecnologia) e de outros setores similares. Esperamos permanecer em contato com vocês e que, em maior ou menor grau, possam participar das atividades da ICANN.

Com o intuito de criar consciência entre os atores da região a respeito da transição para o Ipv6, organizamos uma sessão com uma dinâmica diferente. Tivemos uma reunião muito prazerosa de 90 minutos, moderada por um jornalista e membros do painel que representavam várias visões: a comunidade técnica, ISPs, ASO e usuários; onde ficou claro que é necessário intensificar os esforços na região para poder alcançar uma transição coordenada.

Estamos honrados por LACNIC ter aproveitado um espaço na agenda da ICANN para apresentar à comunidade sua premiação Lifetime Achievement Award, oferecida a cada ano a pessoas proeminentes da América Latina e o Caribe por suas destacadas carreiras. Este ano, fui escolhido para ser jurado para esse prêmio, fato que me deixa muito orgulhoso. Eu vou me esforçar por fazer um ótimo papel. Muito obrigado!

Houve algumas sessões que estiveram focadas na região. Uma delas foi sobre os desafios para a segurança na América Latina e o Caribe, e a outra foi sobre criar capacidades acadêmicas na região. Ambas as duas foram muito bem-sucedidas.

Também tivemos a oportunidade de conhecer informalmente diferentes grupos de atores da Argentina, o governo, a sociedade civil, o setor privado e a comunidade técnica. Estamos satisfeitos por ver que os países da região sabem acerca da importância de ter um diálogo multi-setorial com as partes internas dos países para discutir acerca da governança da Internet.

Eu devo esclarecer o seguinte: Cada país é diferente e terá uma lógica diferente. Isso é o que precisamente fará com que esse esforço valha a pena. Não há um modelo único; nem na região, nem no resto do mundo. Talvez haja só melhores práticas.

Meus amigos, esse é apenas o começo. Temos um longo caminho pela frente, mas acho que devemos congratular-nos por esse esforço que hoje está dando um rosto muito diferente à nossa região dentro da ICANN e para o mundo.

Muito obrigado e parabéns!

Authors

Rodrigo De La Parra

Rodrigo De La Parra

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Latin America & Caribbean