Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

O blog do Presidente: uma atualização sobre o workshop da Diretoria de maio de 2016 em Amsterdã

18 mai 2016
Par Steve Crocker

Três vezes ao ano, entre os encontros da ICANN, a Diretoria da ICANN ser reúne em um formato de workshop. Durante esses workshops agitados, a Diretoria, apoiada por membros antigos da equipe da ICANN, se reúne para considerar a fundo questões importantes e urgentes da ICANN. Em nome da Diretoria, Markus Kummer e George Sadowsky fazem um relato sobre nosso recente encontro, realizado entre os dias 13 e15 de maio, em Amsterdã.


Esse encontro foi realizado em um momento importante para a ICANN e a Diretoria. Demos as boas-vindas ao novo CEO e Presidente Göran Marby ao seu primeiro workshop, bem como à Becky Burr, que assumirá uma posição na Diretoria após a saída de Bruce Tonkin no final do ICANN57, em outubro. Tivemos a satisfação de contar com a presença de ambos no evento.

Como podem imaginar, os principais tópicos do evento foram relacionados à transição da administração da IANA. Recebemos uma atualização da gerência da ICANN sobre o status da transição e todas as suas diversas partes, inclusive o status do pré-planejamento da implementação da PTI (Post Transition IANA, IANA Pós-transição) e dos contratos e SLAs (Service Level Agreements, Contratos de Nível de Serviço) com nossos parceiros.

Dedicamos uma sessão para compreender o novo Estatuto e os comentários públicos recebidos até o momento. Temos dado bastante atenção a essa área importante para garantir que a Diretoria esteja pronta para votar sobre isso após o encerramento do período para comentários públicos.

Embora tenhamos nos concentrado nos elementos que antecedem a transição, também dedicamos algum tempo para entender o trabalho da organização após a transição. Como a transição afetará o que fazemos e a maneira que trabalhamos? Como poderemos aplicar os valores centrais na ICANN e na organização? Quais serão as diferenças na comunicação e no envolvimento da ICANN após a transição? Essas perguntas fazem parte de uma discussão em andamento que a Diretoria leva muito a sério. É nossa responsabilidade garantir que nós, e a organização, estejamos prontos para o futuro.

Pensando no futuro, pedimos que Göran falasse sobre suas primeiras observações sobre a organização, bem como sua abordagem inicial, prioridades e planos. Embora deixaremos Göran a cargo de falar sobre isso depois que ele assumir o cargo formalmente no final do mês, essa discussão nos levou a pensar sobre as diversas funções e responsabilidades da Diretoria da ICANN, da gerência da ICANN e da comunidade da ICANN após a transição. Também falamos sobre maneiras para estruturar as comunicações entre a Diretoria e o CEO, de modo a atender melhor à organização e à comunidade no futuro.

Todos temos falado sobre confiança ultimamente, e o workshop deu à Diretoria a oportunidade de analisar seriamente o que podemos fazer para melhorar a confiança entre a ICANN enquanto uma organização e todas as suas partes interessadas. Essa também é uma discussão em andamento, que interessa a todos nós. Durante o workshop, consideramos etapas concretas que a Diretoria poderá seguir para aumentar nossa transparência e responsabilidade. Concordamos em publicar as transcrições e/ou gravações das nossas sessões deliberativas e, em consequência dessa discussão, aprovamos uma resolução pedindo que Göran e a equipe dele desenvolvessem um plano para a implementação desse novo procedimento, ao mesmo tempo garantindo que a confidencialidade seja respeitada, conforme necessário. Sabemos que há um grande interesse nas nossas reuniões e discussões e aguardamos ansiosos para analisar a proposta de Göran em Helsinque.

Além de uma revisão detalhada da versão preliminar do Orçamento do AF17, conversamos sobre o status do planejamento da implementação da KSK e do planejamento sendo realizado para antecipar e mitigar os riscos associados. Falamos sobre os atuais esforços para atualizar os Padrões de comportamento esperados da ICANN e também analisamos a Estrutura preliminar de princípios para grupos de trabalho entre comunidades.

A nossa agenda para esse workshop foi ambiciosa, e não conseguimos abordar tudo que estava nela. Por exemplo, havíamos planejado falar sobre o modelo de voluntários da ICANN, inclusive o grupo de voluntários, a fadiga de voluntários e maneiras para ajudar nossa comunidade em crescimento a trabalhar junta de modo mais eficiente. Esse assunto será retomado na próxima oportunidade.

Também realizamos uma reunião formal da Diretoria (é possível encontrar os detalhes formais na nossa página da Diretoria) e vários encontros de comitês, incluindo, por exemplo, os grupos relacionados a auditoria, riscos e finanças, bem como governança e eficiência organizacional. A reunião da Diretoria incluiu uma longa discussão sobre o local do ICANN57 e os desafios que notamos em termos de hospedagem e mudança de localização. Akram resumiu bem a opinião de todos no blog dele. Sentimos muito não podermos ir a Porto Rico em outubro, mas aguardamos com alegria a oportunidade de voltarmos lá em breve.

Authors

Steve Crocker

Ancien ICANN Board Chair