Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Novo Membro do Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade: “A América Latina e o Caribe precisam de espaços onde levar sua voz e sua visão”

30 octobre 2013
Par

No dia 23 de outubro de 2013, o Comitê Executivo da ICANN selecionou um especialista da comunidade de Internet da América Latina e o Caribe como novo membro do Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade, SSAC (Security and Stability Advisory Committee): Carlos Martinez, de LACNIC (Registro de Endereços de Internet para América Latina e o Caribe). Para mais informações acerca de Carlos e do que, em sua opinião, essas notícias significam para a região, leia o diálogo seguinte entre dois colegas da "Casa de Internet" da América Latina e o Caribe.

AD: O que você acha acerca destas notícias?

CM: Pessoalmente, elas representam um importante reconhecimento considerando que os membros deste Comitê incluem pessoas com ampla experiência, que são bem reconhecidas em nível internacional. O fato de eu ter sido aceito é também um reconhecimento para o trabalho que nós fazemos no LACNIC, porque tudo o que eu faço sempre tem o suporte da minha organização.

AD: O que significa para a região ter um representante no Comitê, considerando que outros membros da América Latina estarão saindo no final deste ano?

CM: Acho que é importante que os representantes da região participem tanto deste grupo quanto de outros grupos da ICANN porque a América Latina e o Caribe precisam de espaços aonde levar sua voz e sua visão acerca de diferentes questões, neste caso, a questão da segurança. Neste sentido, espero contribuir com o grupo com uma perspectiva regional para que SSAC possa produzir relatórios que sejam relevantes, o mais possível, para nossa comunidade de Internet.

AD: Qual é a relevância do Comitê no ambiente Internet atual?

CM: Enquanto o debate sobre segurança tem estado muito presente na mídia nos últimos meses, a questão vem sendo discutida desde muito antes e a criação mesma do SSAC em 2002 respondeu à necessidade de assessoramento de especialistas acerca destas questões. Da maneira que está hoje, o Comitê é ainda mais importante no sentido de que, com excessiva frequência, os problemas de segurança são debatidos com ligeireza na mídia e de que precisamos ter relatórios e documentos de especialistas na matéria.

Parabéns, Carlos!

Informações para contatos:

Carlos Martinez
carlos@lacnic.net
Casa de Internet of Latin America and the Caribbean
Rambla República de México 6125
Montevidéu, Uruguai.



Authors

Alex Dans

Alex Dans

Communications Director, the Americas