Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Transição de administração da IANA e aprimoramento da responsabilidade da ICANN: por que isso é importante para a África?

22 mai 2015
Par

null

IMPLEMENTAÇÃO DO MÊS DA IANA NA ÁFRICA

 

Em uma conversa recente com um diplomata africano credenciado na ONU em Nova York, ele me fez esta pergunta: "qual é a importância da administração da IANA para a África?"

Essa pergunta deu origem ao lançamento do mês especial da África em abril, com destaque para a transição da administração da IANA e o aprimoramento da responsabilidade da ICANN. Nesse mês, organizamos sessões, seminários na Web e teleconferências de uma e duas horas, além de encontros presenciais em vários países da África, conduzidos por líderes de comunidades e partes interessadas locais, sobre o ecossistema da Internet em todo o país. A intenção era gerar uma compreensão mais tangível sobre a transição e organizar as perspectivas dos diferentes países sobre os processos em um comunicado formal.

Já faz mais de um ano que a NTIA solicitou que a ICANN conduzisse uma discussão global inclusiva para determinar um processo para a transição da administração das funções da IANA para a comunidade multissetorial global. Desde então, a comunidade global trabalhou incansavelmente, com grande resiliência e determinação, e isso gerou dos processos paralelos:

  • Transição da administração da IANA: Voltado para a apresentação de uma proposta para a transição da administração das funções de IANA para a comunidade multissetorial.
  • Aprimoramento da responsabilidade da ICANN: Voltado para garantir que a ICANN permaneça responsável diante da ausência de sua relação contratual histórica com o governo dos EUA.

Nossa equipe na África desenvolveu uma estratégia de comunicação que estabeleceu o uso de listas de discussão para verificar o interesse e a preparação para organizar consultas em cada país para discutir esse processo e buscar formas de participação. No total, 14 países concordaram em participar da experiência de um mês. Agora, chegando ao fim da experiência, temos algumas lições e observações.

  1. Na maioria dos países visitados, observamos uma verdadeira abordagem multissetorial. Por exemplo, em Gana, o ministério de ICT foi essencial na preparação, com o apoio de outras entidades, como ISOC, NTIA e AITI, entre outras. Em Burkina Faso, o ministério encarregado da economia digital e dos serviços postais encabeçou o movimento, com a presença do primeiro ministro e dos principais ministros, diferentes agências e partes interessadas acadêmicas, de negócios e de movimentos da sociedade civil. Em Tunísia e Uganda, a consulta nacional também contou com a participação de ministros e responsáveis por decisões importantes.
  2. SOs e ACs da ICANN: as vantagens de contar com o apoio de indivíduos que já estão participando dos diálogos;
  3. A importância dos seminários na Web e das conferências on-line: O suporte fornecido pela equipe da ICANN abriu a oportunidade para a participação de apresentadores importantes em nossas reuniões, membros do ICG, do CWG ou da equipe da ICANN que trouxeram informações e notícias importantes para as comunidades da África, além de indicar fontes para melhor avaliação e contribuição para os documentos preliminares e publicados
  4. Formaram-se grupos de voluntários para resumir as versões preliminares das propostas, beneficiando todo o país. Embora a maioria dos participantes das consultas nacionais tenha aprovado a iniciativa, também percebemos que agora pode ser difícil para alguns deles alcançar o ritmo das partes interessadas globais que começaram há alguns meses, além disso consideramos a leitura dos documentos produzidos uma tarefa imensa e difícil.
  5. Cada país desenvolveu declarações exclusivas, com base nas lições aprendidas em cada processo. Por exemplo, Gana apoia a Internet aberta e segura. Seu ministro insistiu em sua disposição para fortalecer o processo multissetorial. Ele declarou: "Fico feliz em observar o nível de organização multissetorial que foi usado pela ICANN e suas instituições técnicas, ampliando as discussões para refletir a função de apoio e as responsabilidades dos governos". Em Burkina Faso, os participantes concordaram em enviar uma declaração à ICANN contendo a maior parte de suas recomendações
  6. A proposta de transição da administração da IANA: Na maioria dos países, os participantes insistiram que a proposta enviada à NTIA deve ser neutra e incluir todas as culturas e questões delicadas
  7. Dúvidas recorrentes durante as consultas nacionais: A proposta esperada será aceita pela NTIA? O que acontece se o contrato da ICANN não for renovado? Como é possível garantir que os governos terão voz ativa? Essa proposta não afetará a seleção de membros da Diretoria, limitando o número de participantes governamentais?.

Voltando a pergunta de nosso amigo diplomata, podemos dizer que as discussões acaloradas, a disposição para entender o processo em andamento e as representações diversificadas nas consultas nacionais demonstram claramente o interesse da África no processo.

Como um dos participantes explicou, "a África não inventou a Internet e até agora não contribuiu com seus negócios, então não pode deixar passar essa oportunidade de contribuir com a governança da Internet!".

Authors

Sagbo Pierre Dandjinou

Sagbo Pierre Dandjinou

VP, Stakeholder Engagement - Africa